Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Candidato a juiz do TC evita polémicas como eutanásia em audição

O parlamento cumpriu hoje a obrigação de ouvir o candidato a juiz do Tribunal Constitucional (TC), José Eduardo Figueiredo Dias, que evitou tomar uma posição definitiva sobre a morte assistida e outros dossiês mais polémicos.

Candidato a juiz do TC evita polémicas como eutanásia em audição
Notícias ao Minuto

12:11 - 10/03/21 por Lusa

País Parlamento

A audição de Figueiredo Dias, indicado pelo PSD e que vai a votos dos 230 deputados na quinta-feira, decorreu na comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, tal como está previsto no regimento para os candidatos a órgãos externos da Assembleia da República.

"Tenho uma opinião, sei o que está em jogo, mas não estudei a fundo a questão", afirmou o candidato a juiz, referindo-se à eutanásia, e acrescentou: "Não posso ficar refém de uma opinião que eu diga de uma forma menos refletida."

O currículo do atual presidente da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) mereceu o elogio dos quatro deputados que o questionaram, por videoconferência, mas que também lhe colocaram perguntas, nomeadamente sobre duas leis que estão no Palácio Ratton, lei da eutanásia, a pedido do Presidente da República, e lei eleitoral das autarquias locais, a pedido da provedora de Justiça.

Jorge Lacão (PS) questionou-o, por exemplo, sobre "a relativa obsolescência" da organização do TC e o atraso na instalação da nova Entidade da Transparência, enquanto Carlos Peixoto (PSD) fez uma pergunta acerca da adoção constitucional do chamado recurso de amparo.

Já José Manuel Pureza (BE) alertou que a eleição de quinta-feira "não é prova académica" e que currículo e a capacidade técnica para desempenhar o cargo, mas sim uma "escolha política" em que é preciso conhecer a "mundividência" do candidato.

"É o universo das suas escolhas que está aqui em jogo", disse.

Na resposta, o candidato a juiz admitiu que a eleição "não é uma prova académica", e sublinhou: "Mas eu sou um académico e um universitário. E é isso que eu sou, é assim que me considero."

E deu uma garantia aos deputados: "Sei que serei independente no exercício do cargo."

Já Telmo Correia (CDS-PP) afirmou que lhe parece "um pouco estranho este tipo de consideração" e perguntas ao candidato a juiz.

"Porque o que esperamos de um juiz de um qualquer tribunal é que exerça a sua função com tal independência, imparcialidade e na defesa e no respeito pela Constituição", disse.

José Eduardo Figueiredo Dias foi proposto, pela bancada social-democrata, como candidato a juiz do Tribunal Constitucional, em substituição de Manuel Costa Andrade, que terminou o mandato em fevereiro, e para a sua eleição é necessária a aprovação por uma maioria de dois terços dos deputados presentes, o que obriga a um entendimento entre os dois maiores partidos (PS e PSD).

José Eduardo Figueiredo Dias, 54 anos, é professor auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e preside, desde 2017, à Entidade das Contas e Financiamento Políticos.

É licenciado em Direito, Mestre em Direito (Ciências Jurídico-Políticas) e Doutor em Direito (Ciências Jurídico-Políticas) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Entre agosto de 2016 e outubro de 2017 foi assessor de Costa Andrade no TC, o que o levou hoje a dizer que "conhece bem os cantos à casa", o seu funcionamento e procedimentos, e o pessoal, dos funcionários superiores aos motoristas.

O Tribunal Constitucional é composto por 13 juízes, dez deles eleitos pela Assembleia da República por maioria uma qualificada de deputados (dois terços), o que obriga a um acordo entre os dois maiores partidos - PS e PSD. Têm um mandato único de nove anos.

Manuel da Costa Andrade, penalista e deputado durante 20 anos, presidia ao Tribunal Constitucional (TC) desde 2016, cargo que deixou em 09 de fevereiro e em que foi substituído por João Caupers, que era até então vice-presidente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório