Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

ASAE apreende artigos contrafeitos à venda online e 30 mil euros

Em causa estão malas, artigos têxteis, etiquetas de decalque e aplicações metálicas. ASAE refere que os bens apreendidos "ascendem a um valor global aproximado de 70 mil euros".

ASAE apreende artigos contrafeitos à venda online e 30 mil euros
Notícias ao Minuto

23:10 - 08/03/21 por Notícias ao Minuto

País ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) informa que, através da sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC), deu cumprimento a quatro mandados de busca em Portalegre, no âmbito de uma investigação por produção, distribuição e venda de artigos contrafeitos.

Numa nota enviada às redações, a ASAE refere que a investigação durou cerca de um ano e visou a venda de artigos falsificados que eram publicitados através das redes sociais dos suspeitos. Posteriormente, esses artigos eram expedidos, não só para outros locais de Portugal, como para o estrangeiro, através de transportadoras, recorrendo-se a meios de pagamento digitais.

No decurso do cumprimento dos mandados de busca a um domicílio, a uma loja e a dois veículos, as autoridades apreenderam 3.297 artigos contrafeitos (entre os quais se encontram malas, artigos têxteis, etiquetas de decalque e aplicações metálicas).

De acordo com a ASAE, foram também detetadas e apreendidas uma arma de fogo de calibre 6.35 mm (ocultada no interior do volante de um dos veículos), 23 munições 6.35mm, duas armas de classe G (ar comprimido), quatro armas brancas, seis telemóveis e um tablet, bem como cerca de 30 mil euros em dinheiro.

Contas feitas, os bens apreendidos ascendem a um valor global aproximado de 70 mil euros.

Foram constituídos arguidos pelos crimes de contrafação, de venda de artigos contrafeitos e de detenção ilegal de armas.

As autoridades apuraram ainda que um dos arguidos "recebia prestações sociais mensais, o que originará uma comunicação o Instituto da Segurança Social, I.P., e o registo de eventual crime por fraude na obtenção de subvenção, previsto no Decreto-Lei n.º 28/84, de 20 de janeiro".

A ASAE detalha, por fim, que o cumprimento dos mandados de busca contou com a colaboração da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Portalegre.

Leia Também: Angola desmantela rede de indianos por fuga ao fisco e contrafação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório