Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

PSP apreende 145 quilos de explosivos numa pedreira em Famalicão

A PSP apreendeu hoje 120 quilos de nitrato de potássio, 20 quilos de enxofre e cinco quilos de carvão numa pedreira de Portela, Vila Nova de Famalicão, anunciou aquela força.

PSP apreende 145 quilos de explosivos numa pedreira em Famalicão
Notícias ao Minuto

20:23 - 05/03/21 por Lusa

País Famalicão

Em comunicado, a PSP acrescenta que, com base nas apreensões realizadas, foi elaborado um auto de notícia por suspeitas de proveniência, armazenagem e fabrico ilícito de produtos explosivos fora das condições legais.

A apreensão ocorreu durante uma ação de fiscalização direcionada para a verificação de produtos explosivos em pedreiras naquela freguesia.

No comunicado, a PSP lembra que os precursores de explosivos são substâncias químicas que podem ser utilizadas para fins legítimos, nomeadamente na agricultura, estando presentes em adubos e fertilizantes, mas podem também ser aplicadas no fabrico ilícito de explosivos artesanais.

Alerta ainda para a necessidade de cumprimento de todos os normativos legais e normas técnicas que regulam o fabrico, armazenagem, comércio e emprego de produtos explosivos.

Sublinha a "elevada perigosidade que comportamentos desviantes poderão representar para a vida e integridade física de todos aqueles que, direta ou indiretamente, e, intencional ou inadvertidamente, possam ser alvos da utilização desregulada e inconsciente" daqueles produtos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório