Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Esta vacina 1 milhão dá-nos alento e esperança para os meses que aí vêm"

O marco emblemático de milhão de doses administradas foi alcançado esta sexta-feira e o momento foi presenciado por Diogo Serras Lopes.

"Esta vacina 1 milhão dá-nos alento e esperança para os meses que aí vêm"
Notícias ao Minuto

18:11 - 05/03/21 por Filipa Matias Pereira

País Covid-19

Em Portugal, já foi administrado um milhão de doses da vacina contra a Covid-19. "Esta vacina 1 milhão dá-nos alento e esperança para os meses que aí vêm", sublinhou, esta sexta-feira, o secretário de Estado da Saúde, que acompanhou o processo de vacinação no Pavilhão Desportivo da Ajuda, em Lisboa.

Quanto aos atrasos na entrega das vacinas que têm vindo a público, Diogo Serras Lopes reconheceu que, de acordo com os contratos iniciais, "devíamos ter recebido mais vacinas". Portugal, no âmbito da fase 1 do Plano de Vacinação contra a Covid-19, espera "atingir o objetivo de mais de 80% da população com mais de 80 anos vacinada".

Porém, neste percurso, há uma dificuldade: "A restrição do limite etário" da vacina da AstraZeneca. "Há aqui um escalão etário que tem menos capacidade de ser vacinado porque não há vacinas disponíveis", assumiu.

A vacina desta farmacêutica, sublinhou, "é segura, é eficaz", mas "não existem dados suficientes para demonstrar a eficácia [do fármaco] acima dos 65 anos. À medida que a vacina vai sendo dada, é natural que essas posições evoluam. Portugal ainda não o fez, mas não quer dizer que não o faça assim que os dados estiverem disponíveis".

Na rede social Twitter, o SNS assinalou o marco de doses contra o SARS-CoV-2 que foi alcançado. "Um milhão de doses já foram administradas. E todos os dias mais pessoas são chamadas para receber a vacina. Temos assim melhores condições para vencer a pandemia. Vacina a vacina construiremos a imunidade de grupo", refere a publicação.

Leia Também: AO MINUTO: Relatório sobre origem do vírus divulgado daqui a duas semanas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório