Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Adiadas deslocações do Presidente Marcelo à Madeira e Açores

O adiamento das visitas agendadas para esta sexta-feira deve-se às condições meteorológicas no arquipélago da Madeira.

Adiadas deslocações do Presidente Marcelo à Madeira e Açores
Notícias ao Minuto

09:57 - 05/03/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política Presidente da República

A viagem do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa às regiões autónomas da Madeira e dos Açores, marcada para esta sexta-feira 5 de março, foi adiada devido às condições meteorológicas.

De acordo com a SIC Notícias, a previsão de vento forte para o arquipélago da Madeira forçou o adiamento da deslocação do chefe de Estado.

Entretanto, fonte da Presidência referiu à agência Lusa que "as duas visitas serão oportunamente agendadas".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ia hoje deslocar-se às regiões autónomas da Madeira e dos Açores para se reunir com os representantes da República, presidentes dos governos e dos parlamentos regionais.

Segundo a agenda divulgada na quinta-feira, o chefe de Estado ia primeiro à Madeira, com chegada ao Funchal perto da hora de almoço, seguindo durante a tarde para Ponta Delgada, nos Açores, onde ficaria até à noite.

A Constituição estabelece que o Presidente da República nomeia para cada uma das regiões autónomas um representante da República, cujo mandato que tem a mesma duração do mandato presidencial - terminando, portanto, na terça-feira, 09 de março.

Reeleito nas eleições presidenciais de 24 de janeiro com 60,67% dos votos expressos, Marcelo Rebelo de Sousa irá posse para um segundo mandato de cinco anos na terça-feira de manhã, na Assembleia da República.

Segundo o programa hoje divulgado, o Presidente da República iria almoçar na Madeira com o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, na Quinta Vigia, sede da presidência do executivo madeirense, no Funchal.

Depois, tinha uma reunião com o representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Cabral Barreto, na sua residência oficial, o Palácio de São Lourenço, com o presidente da Assembleia Legislativa Regional, José Manuel Rodrigues, e o presidente do Governo Regional.

Durante a tarde seguiria para Ponta Delgada, reunindo-se à chegada com o representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Pedro Catarino, no Convento de Belém, a sua residência oficial, e com o presidente da Assembleia Legislativa Regional, Luís Garcia, e o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro.

O programa terminava com um jantar de Marcelo Rebelo de Sousa e José Manuel Bolieiro no Palácio de Sant'ana, sede da presidência do Governo Regional dos Açores.

Nos termos da Constituição, são os representantes da República quem nomeia os presidentes dos governos da Madeira e dos Açores, tendo em conta os resultados eleitorais, e quem nomeia e exonera os restantes membros dos executivos regionais, sob proposta do respetivo presidente.

Têm também o poder de assinar e mandar publicar os decretos legislativos regionais e os decretos regulamentares regionais, com direito de veto, e de requerer ao Tribunal Constitucional a apreciação preventiva da constitucionalidade de qualquer norma constante dos decretos regionais.

Leia Também: Presidente da República desloca-se hoje à Madeira e Açores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório