Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Centro Hospitalar de Leiria aumenta capacidade de internamento cirúrgico

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) anunciou hoje que a redução do número de doentes covid-19 permitiu libertar 30 camas de enfermaria, o que possibilita a reposição de 90% da capacidade de internamento cirúrgico.

Centro Hospitalar de Leiria aumenta capacidade de internamento cirúrgico
Notícias ao Minuto

19:49 - 04/03/21 por Lusa

País Covid-19

Devido à redução do número de doentes covid-19 dos níveis I (enfermaria), II (intermédios) e III (intensivos) internados, o CHL alterou o seu Plano de Resposta Covid-19, segundo uma nota de imprensa.

"De forma a retomar a atividade assistencial, garantindo o acesso atempado dos utentes aos cuidados de saúde necessários nos diferentes níveis assistenciais, nomeadamente consulta e cirurgia", o conselho de administração do CHL passou a disponibilizar 30 camas, localizadas na torre nascente do Hospital de Santo André, em Leiria.

Esta medida permite a reposição de 90% da capacidade de internamento cirúrgico do CHL, refere a mesma nota.

O Plano de Contingência do Serviço de Medicina Intensiva da covid-19 também foi revisto, tendo sido disponibilizadas cinco camas de nível III (intensivos) e três camas de nível II (intermédios) na Unidade de Cuidados Agudos Polivalente (UCAP).

O conselho de administração do CHL informou que as medidas agora enunciadas serão atualizadas sempre que as circunstâncias o justifiquem.

Na terça-feira, o CHL tinha anunciado que apesar da pandemia "apresentar algumas melhorias significativas", a situação "ainda é preocupante", pelo que o conselho de administração decidiu manter as medidas de restrição, contenção e de prevenção do novo SARS-CoV-2 dentro da instituição.

Nesse sentido, continua suspensa a entrada do acompanhante, cuidador ou visitas até 16 de março nos serviços de internamento e em Áreas Dedicadas covid-19.

A exceção é o Serviço de Pediatria, onde é permitida apenas a entrada de um acompanhante, no horário em vigor (24/24h).

Este acompanhante deve realizar teste SARS-CoV-2 e permanecer durante todo o período de internamento no CHL.

Na Unidade de Cuidados Especiais Neonatais e Pediátricos (UCEP) é também autorizada a visita do pai durante o horário em vigor para a Torre Poente (19:00 às 20:00, às terças e quintas-feiras).

No Serviço de Urgência Ginecológica/Obstétrica é permitida a entrada de um acompanhante, se a equipa clínica assim o entender, para o acompanhamento à grávida, sem possibilidade de troca.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.560.789 mortos no mundo, resultantes de mais de 115,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.458 pessoas dos 807.456 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Leiria identifica mais de 1.300 pessoas sem condições de habitabilidade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório