Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Ministério. Sete milhões para escolas adquirirem material de proteção

Verba será para os estabelecimentos de ensino comprarem "máscaras e outro material de proteção e segurança".

Ministério. Sete milhões para escolas adquirirem material de proteção
Notícias ao Minuto

19:36 - 04/03/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

O Ministério da Educação disponibilizou "cerca de sete milhões de euros" para aquisição, por parte das escolas, de "máscaras e outro material de proteção e segurança". A informação foi revelada, esta quinta-feira, pela tutela em comunicado enviado às redações, após, numa primeira nota, ter sido apontado o valor de oito milhões de euros, entretanto corrigido.

Neste é também descrito que, "à semelhança do que sucedeu no ano letivo passado e nos períodos letivos anteriores, o Ministério disponibiliza esta dotação adicional, tendo a mesma já sido comunicada às escolas para que possam proceder às respetivas compras".

Quanto aos alunos do primeiro ciclo, a tutela de Tiago Brandão Rodrigues explica que "não havendo indicação da obrigatoriedade do uso de máscaras" para estes, "mas tendo presente as sinalizações de pais e encarregados de educação para que os seus educandos utilizem este equipamento", o Ministério entendeu que, "por razões de prudência, que seria de considerar a sua aquisição para os alunos do 1.º ciclo".

Cabe, então, "aos respetivos encarregados de educação a decisão sobre a sua utilização".

Por fim, a nota indica ainda que "a disponibilização gratuita, a alunos e profissionais, de máscaras e outros equipamentos de proteção individual, bem como de produtos de desinfeção e limpeza", se insere no conjunto de medidas para "prevenção e mitigação do risco de transmissão da Covid-19".

Este facto, avança o Ministério da Educação, "tem permitido aumentar a segurança do espaço escolar".

Leia Também: Rastreio nas escolas detetou 25 casos entre 13 mil funcionários

Recomendados para si

;
Campo obrigatório