Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Incêndios. Liga surpreendida por estratégia não contemplar bombeiros

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) manifestou-se hoje surpreendida por o Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) não contemplar verbas específicas para apoiar os bombeiros.

Incêndios. Liga surpreendida por estratégia não contemplar bombeiros
Notícias ao Minuto

19:08 - 04/03/21 por Lusa

País Incêndios

"Como é possível proteger a floresta e, consequentemente, as pessoas e bens se o Programa de Recuperação e Resiliência não prevê para o Programa Nacional de Ação do Plano de Gestão Integrada de Fogos Rurais verbas específicas de apoio aos bombeiros portugueses", questiona LBP, em comunicado.

A liga, que afirma ter analisado detalhadamente o PRR que hoje esteve em debate no conselho de ministros dedicados à floresta, sublinha que o seu presidente, Jaime Marta Soares, manifestou-se "surpreendido e estupefacto" com a estratégia definida pelo Governo para os bombeiros.

A LBP considera que esta reforma é necessária há muitas décadas, mas "outras tantas serão precisas para a integral concretização" do Programa Nacional de Ação do Plano de Gestão Integrada de Fogos Rurais

"Os bombeiros, que estão na linha da frente em ações de proteção e de combate de incêndios, mais concretamente na defesa do património natural, dos portugueses e dos seus bens, não podem ser esquecidos, naquele que é afinal um desígnio nacional", sustenta.

O conselho de ministros aprovou hoje uma série de diplomas no âmbito do sistema de gestão integrada de fogos rurais, ordenamento do espaço agrícola e floresta e reforço da proteção civil.

Leia Também: Criada reserva estratégica para apoiar populações em caso de emergência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório