Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Segunda edição do Prémio BIAL prevê prémio de 300 mil euros

A 2.ª edição do Prémio BIAL em Biomedicina está em curso e prevê um prémio de 300 mil euros para a obra concorrente publicada a partir de 2012 com resultados de grande qualidade e relevância científica, foi hoje anunciado.

Segunda edição do Prémio BIAL prevê prémio de 300 mil euros
Notícias ao Minuto

18:15 - 04/03/21 por Lusa

País Bial

O vencedor do prémio promovido pela Fundação BIAL tem um júri independente e internacional, composto por 14 elementos e presidido por Ralph Adolphs, professor de Psicologia, Neurociência e Biologia no Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia), destaca o comunicado da organização.

O júri inclui membros designados pelo European Research Council, Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, European Medical Association, Conselho Científico da Fundação BIAL, anteriores vencedores do Prémio BIAL e editores do Journal of the American Medical Association (JAMA) e do New England Journal of Medicine, acrescenta.

Criado para reconhecer as mais notáveis descobertas científicas na área da biomedicina, o BIAL Award in Biomedicine decorre bianualmente, nos anos ímpares, alternando com o Prémio BIAL de Medicina Clínica, salienta a nota de imprensa.

A primeira edição deste galardão distinguiu uma investigação publicada na revista Cell, na área da imunologia tumoral, liderada pelo imunologista português Caetano Reis e Sousa, do Francis Crick Institute, de Londres, em Inglaterra, recordou a organização.

O trabalho envolveu um total de doze investigadores do Francis Crick Institute, do Cancer Research UK Manchester Institute e do University College London Cancer Institute, acrescentou.

Citado pela nota de imprensa, Ralph Adolphs, presidente do Júri, salientou ter o prémio como finalidade "distinguir um artigo de investigação empírica em biomedicina, de grande qualidade, publicado a partir de 2012 numa revista com revisão por pares".

"O júri está muito entusiasmado, nomeadamente face ao caráter abrangente deste galardão, e espera receber nomeações de grupos diferenciados de cientistas, como por exemplo universidades, sociedades, academias ou institutos de investigação. Serão bem-vindas nomeações de obras de cientistas em qualquer fase da sua carreira e de qualquer país", disse

O presidente da Fundação BIAL, Luís Portela, realçou o facto de apesar de ser uma iniciativa recente "é muito gratificante poder assistir à mobilização de investigadores provenientes de diversas entidades e de diferentes países para, em conjunto, podermos reconhecer o que de mais notável e relevante tem sido descoberto na área biomédica nos últimos anos".

Acrescenta a nota de imprensa que os candidatos serão "nomeados por membros do júri, pelos elementos do Conselho Científico da fundação, por anteriores premiados do Prémio BIAL e por sociedades científicas" podendo também o júri "convidar outras instituições a apresentarem propostas".

As nomeações devem ser feitas até 30 de junho de 2021.

O vencedor da segunda edição do BIAL Award in Biomedicine será conhecido no primeiro trimestre de 2022.

O prémio tem o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e da European Medical Association, menciona ainda o comunicado.

Leia Também: Programa Operacional aprova 8,8 milhões para centro de investigação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório