Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Nasceram três crias de lince-ibérico em Silves, as primeiras de 2021

O lince-ibérico é uma espécie considerada em perigo de extinção. Em 2002 havia apenas 94 destes animais, hoje existem quase 900 linces-ibéricos no mundo.

Nasceram três crias de lince-ibérico em Silves, as primeiras de 2021
Notícias ao Minuto

08:09 - 04/03/21 por Notícias ao Minuto

País Lince-ibérico

Nasceram as primeiras crias de lice-ibérico de 2021 em Portugal, designadamente, no Centro Nacional de Reprodução do Lince-ibérico (CNRLI), em Silves.

De acordo com informações divulgadas pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), esta semana, Juromenha deu à luz, no passado dia 27 de fevereiro, três crias.

As crias, que nasceram às 13h19, são fruto do acasalamento de Juromenha com o macho Juncabalejo, ambos com nove anos de idade.

"O parto decorreu de forma normal e Juromenha presta os cuidados adequados às suas novas crias”, adiantou o ICNF, citado pela Wilder.

Este foi o terceiro parto de Juromenha, um dos dois primeiros linces-ibéricos criados artificialmente com êxito pelo CNRLI, sendo que teve cinco crias das suas duas gestações anteriores.

De acordo com o balanço mais recente referente a outubro de 2020, existem 894 linces-ibérico (Lynx pardinus). Em 2002 havia apenas 94 destes animais, sendo que a população tem vindo a aumentar sendo graças a projetos de proteção da espécie.

O lince-ibérico é uma espécie considerada em perigo de extinção desde 22 de junho de 2015, após ter sido classificada criticamente em perigo durante anos, pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Leia Também: Sete linces libertados este ano em Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório