Meteorologia

  • 12 MAIO 2021
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 22º

Edição

Mais de 80% dos portugueses arrisca sofrer AVC ou enfarte

A maioria da população portuguesa está em grande risco de sofrer um AVC ou um enfarte e, segundo avança o Jornal de Notícias, o Norte é a região do país onde se come pior, apesar de ser aquela onde o colesterol tem registado os níveis mais baixos.

Mais de 80% dos portugueses arrisca sofrer AVC ou enfarte

Apenas 15% dos portugueses adultos estão livres de todos os fatores que podem originar AVC ou enfartes agudos do miocárdio. Segundo o Jornal de Notícias, 85% da população sofre de excesso de peso, diabetes, hipertensão, colesterol elevado ou tabagismo, agravando o risco de ter problemas vasculares.

Os valores, recolhidos pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), indicam que 60% dos portugueses tem um ou dois destes fatores de risco e 20% tem três.

Mafalda Bourbon, coordenadora da investigação, afirmou ao Jornal de Notícias que, apesar de ainda não estar terminada a investigação, “os resultados já se mostram preocupantes”.

Em Portugal, os acidentes do sistema vascular são a principal causa de morte e, segundo a investigadora, “se os fatores de risco forem associados a outros como o sedentarismo e a alimentação inadequada, os valores seriam brutais”.

Segundo os dados revelados, o Norte português é a região onde a alimentação é pior para a saúde, apesar de ser também aquela onde se registam os níveis de colesterol menos elevados. “Cerca de 75% das pessoas do Norte” não ingere cinco peças de fruta por dia, “contra 65% em Lisboa e Centro”, que têm este hábito.

A falta de controlo da diabetes, da hipertensão e do colesterol, bem como a prevalência do excesso de peso são outras questões que estão a ser investigadas e que preocupam Mafalda Bourbon.

“As pessoas têm que tomar consciência de que têm que lutar pela sua saúde. O excesso de peso já atinge 65% da população, e 35% dos inquiridos não praticam atividade física”, concluiu a investigadora.

A investigação deverá ser concluída no primeiro semestre de 2015 e já foi analisada uma amostra de 1.040 pessoas. O objetivo é analisar 1.700, de todas as regiões do país.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório