Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

CP: População de quatro concelhos de Évora vai pagar menos 40% nos passes

Os utilizadores dos comboios Intercidades residentes em quatro concelhos do distrito de Évora vão beneficiar de 40% de desconto nos passes para deslocações para a Aérea Metropolitana de Lisboa, revelou hoje a comunidade intermunicipal.

CP: População de quatro concelhos de Évora vai pagar menos 40% nos passes
Notícias ao Minuto

17:25 - 02/03/21 por Lusa

País Évora

Num comunicado enviado à agência Lusa, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) explicou que esta redução tarifária de 40% nos Flexipasses da CP será aplicada aos concelhos de Viana do Alentejo, Évora, Montemor--o--Novo e Vendas Novas.

O desconto foi aprovado pelo Conselho Intermunicipal da CIMAC na semana passada e enquadra-se na aplicação do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), que tem vindo a ser aplicado, desde maio de 2019, aos Transportes Rodoviários do Alentejo Central.

Mas, como "a autoridade de transportes que supervisiona o transporte ferroviário é o Estado", esta medida "apenas poderá ser implementada após a outorga do respetivo contrato interadministrativo", disse a CIMAC.

Isto é, os utilizadores do comboio só vão poder usufruir do desconto depois de ser assinado o contrato de delegação e partilha de competências "com o Ministério das Finanças e com a Secretaria de Estado das Infraestruturas".

A CIMAC frisou estar "em contacto" com estas entidades e com a CP "para outorgar os respetivos contratos no mais curto espaço de tempo".

Já na sexta-feira passada, a Câmara de Évora, um dos concelhos que vai ser beneficiado, saudou "a redução do custo dos passes ferroviários entre o Alentejo Central e a Área Metropolitana de Lisboa".

"Recorde-se que este desconto estava previsto somente para Vendas Novas, como indicava a proposta da CP - Comboios de Portugal dirigida à CIMAC", afirmou o município, em comunicado.

Mas o autarca de Évora, Carlos Pinto de Sá (CDU), "deu conhecimento do êxito que teve o conjunto de diligências feitas para que o custo dos passes ferroviários baixasse nos concelhos servidos pela linha ferroviária Lisboa/Évora".

"Agora, os utentes de Évora, Montemor-o-Novo, Viana do Alentejo e Vendas Novas poderão vir a beneficiar de um desconto de 40% nos seus passes mensais. Uma medida considerada de significativa importância para a mobilidade entre o Alentejo Central e a Área Metropolitana de Lisboa", realçou a autarquia.

Nesse mesmo dia, também a Câmara de Vendas Novas, liderada por Luís Dias (PS), congratulou-se pelas propostas dos contratos a celebrar entre a CIMAC, o Governo e a CP, aprovados na comunidade intermunicipal.

"O desconto de 40% representa um incremento muito significativo na resposta à valorização da utilização dos transportes públicos e uma redução real nos orçamentos das famílias" de Vendas Novas "em cerca de 80 euros por mês, passando o passe para a capital do país a custar 121 euros, em vez de 202 euros atuais", realçou.

Leia Também: AO MINUTO: 4.750 enfermeiros por vacinar. Depressão nos adolescentes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório