Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

DGS dá a conhecer o que se passou na “grande casa da saúde” este ano

Da epidemiologia e estatística à literacia, foi um ano de trabalho intenso.

DGS dá a conhecer o que se passou na “grande casa da saúde” este ano
Notícias ao Minuto

16:28 - 02/03/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Faz esta terça-feira, dia 2 de março, precisamente um ano desde que Portugal registou o primeiro caso de Covid-19. Em forma de balanço, a Direção-Geral da Saúde (DGS) partilhou um vídeo, nas redes sociais, onde dá a conhecer um pouco do que se passou ao longo dos últimos 12 meses na “grande casa da saúde pública”.

Da epidemiologia e estatística à literacia, recorda a DGS, foi um ano de “trabalho intenso”, realizado em “equipa”.

O vídeo começa com Valter Fonseca, diretor do Departamento da Qualidade na Saúde. De acordo com o responsável, ao longo do último ano, foram produzidos mais de 100 documentos técnico-normativos, com base na melhor evidência possível a cada momento da pandemia.

Já o chefe de Divisão de Epidemiologia e Estatísticas, Pedro Pinto Leite, recorda que foram emitidos mais de 365 relatórios de situação diários, além de agora termos também um novo relatório sobre vacinação, emitido pelas autoridades de saúde.

Por sua vez, André Peralta Santos, diretor do Serviço de Informação e Análise garante que o seu departamento tem apoiado os decisores políticos com “a melhor informação a cada momento” através da participação nas reuniões no Infarmed e através de relatórios técnicos.

“Na área das emergências de saúde pública o CESP tem gerido sistemas de vigilância e deteção precoce de ameaças, plataformas de comunicação de alertas e tem gerido a articulação com redes internacionais, nomeadamente da Organização Mundial de Saúde e Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças”, explica Sérgio Gomes, da Unidade de Apoio à Autoridade de Saúde Nacional e à Gestão de Emergências em Saúde Pública.

Já Carlota Pacheco Vieira, diretora da Direção de Serviços de Coordenação das Relações Internacionais, revela que têm representado Portugal em mais de 200 reuniões para partilha e transferência de conhecimento sobre a Covid-19.

Ana Carla Correia, chefe de Divisão de Cooperação da Direção de Serviços de Coordenação das Relações Internacionais conta que foi colocado em marcha um plano de ação entre Portugal, os PALOP e Timor-Leste, “mostrando mais uma vez a nossa solidariedade”.

No mesmo vídeo, Benvinda Estela dos Santos, diretora da Direção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde explica que a elaboração de normas e orientações técnicas visam estabelecer medidas de saúde pública que minimizam a transmissão de SARS-CoV-2 e Miguel Telo de Arriaga, chefe de Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar realça que, durante este ano de pandemia, os especialistas procuraram “identificar as necessidades, compreender a perceção de risco que enfrentamos e comunicar as recomendações de forma próxima e clara para todos”.

Já nos últimos minutos, Diana Mendes fala do papel da Divisão de Comunicação e Relações Públicas. Segundo a mesma, este departamento é uma espécie de “porta de saúde de informação” da DGS.

“Ao longo do último ano, respondemos aos pedidos dos cidadãos e dos jornalistas. A nossa missão tem sido contribuir para que todos adotemos comportamentos que previnam a transmissão da Covid-19”, salienta a responsável.

O vídeo termina com a diretora da DGS. Graça Freitas começa por recordar que 2020 foi o ano do “maior desafio global jamais enfrentado pela humanidade” e garante que “2021 é o ano da esperança”. “É o ano em que a humanidade vai controlar o vírus e não o vírus controlar a humanidade”, conclui.

Leia Também: AO MINUTO: Costa e Temido agradecem. Há menos de 2 mil internados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório