Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Dificuldades financeiras foram o principal desafio das IPSS

As dificuldades financeiras foram o principal desafio das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) no combate à pandemia, concluiu um estudo da Universidade Católica do Porto. 

Dificuldades financeiras foram o principal desafio das IPSS
Notícias ao Minuto

15:33 - 02/03/21 por Lusa

País Coronavírus

O estudo"Impacto da pandemia de COVID-19 nas IPSS e seus utentes em Portugal", elaboradopela Área Transversal de Economia Social (ATES), em colaboração com a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS),reuniu oitoinvestigadores com o objetivo de percebera atuação das IPSS no combate à pandemia e o impacto nas necessidades dos utentes.

A investigação baseou-se nas respostas de um inquérito 'online' de âmbito nacional feito entre junho e julho de 2020, ao qual responderam responsáveis de coordenação de 329 IPSS e instituições equiparadas dos vários distritos de Portugal Continental.

Concluiu-se que as IPSS tiveramtrês desafios principais para responder às necessidades dos utentes em tempo de pandemia:dificuldades financeiras (62,6%),falta de recursos humanos e/ou com competências suficientes (35,3%) ea implementação dos planos de contingência e manutenção da capacidade de resposta (33,1%).

As respostas reportaram ainda mais quatro desafios:manter a saúde mental de equipas (26,1%),aumento de necessidade de apoio aos utentes e seus familiares (14,6%),limitações físicas ou materiais para cumprir as orientações da Direção-Geral da Saúde (9,7%) edificuldades de articulação e/ou falta de apoio e/ou orientações da Segurança Social/Saúde ou serviços sociais (4,3%).

O estudo"Impacto da pandemia de COVID-19 nas IPSS e seus utentes em Portugal" será apresentado hoje às 17:30 numa sessão 'online' organizada pela Universidade Católica do Porto.

Leia Também: AO MINUTO: Costa e Temido agradecem. Menos de 2 mil internados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório