Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19. Centro de acolhimento aos sem-abrigo de Braga acolhe 18 pessoas

O centro de acolhimento aos sem-abrigo criado pela Câmara de Braga no âmbito da pandemia de covid-19 acolhe, atualmente, 18 pessoas, anunciou hoje o município.

Covid-19. Centro de acolhimento aos sem-abrigo de Braga acolhe 18 pessoas
Notícias ao Minuto

14:10 - 02/03/21 por Lusa

País Covid-19

Em comunicado, a autarquia acrescenta que já passaram 24 pessoas pelo alojamento de emergência, em funcionamento desde novembro de 2020, nas instalações da Casa de Saúde do Bom Jesus, em Nogueiró, cedidas pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.

"Trata-se de uma resposta numa lógica temporária, de transição e acompanhamento, com vista a auxiliar pessoas em situação de sem-abrigo, quer de longa duração ou por força do atual contexto socioeconómico", refere a Câmara.

Proteger a população da covid-19 e assegurar alojamento, alimentação, higiene e acesso a cuidados de saúde são os objetivos desta unidade.

Em simultâneo, numa ótica de reaquisição de competências, são trabalhados domínios como a higiene pessoal, a organização de espaços, o cumprimento de regras, a sociabilização, a gestão de conflitos e a ocupação saudável do ócio, bem como a garantia de direitos sociais, com vista à autonomização individual.

A unidade dispõe de vigilância, serviços de enfermagem e serviço social, funcionando em articulação com outros serviços que atuam naquela área, como a Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa e o Centro Distrital de Braga da Segurança Social.

Esta resposta enquadra-se na Estratégia Local para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, através do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) de Braga, coordenado pelo município.

Em março de 2020, na primeira fase da pandemia, a unidade de retaguarda para pessoas em situação de sem-abrigo esteve instalada no pavilhão da EB 2,3 de Nogueira.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.539.505 mortos no mundo, resultantes de mais de 114,3 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.351 pessoas dos 804.956 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Costa e Temido agradecem "a todos os profissionais de Saúde"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório