Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Casal com pensão de 177 euros vive há um ano em barracão na Moita

António e Carla moram num espaço sem água nem luz e com telhado de amianto. Também não têm casa de banho e vivem da ajuda dos vizinhos.

Casal com pensão de 177 euros vive há um ano em barracão na Moita
Notícias ao Minuto

17:20 - 01/03/21 por Notícias ao Minuto

País Moita

"Fui ao fundo do poço. Nunca esperei". O desabafo é de António Regalheiro, um homem que vive com a sua mulher, Carla Gomes, há um ano num barracão agrícola cedido por um vizinho em Alhos Vedros, na Moita, sem quaisquer condições, revela a SIC Notícias. Sem trabalho, o casal vive da ajuda dos vizinhos.

Apesar da boa vontade de António Batista, António e Carla moram num espaço sem água nem luz e com telhado de amianto. O barracão a que chamam lar também não tem casa de banho e, para cozinharem os alimentos, recorrem a uma 'fonte' de água não potável.

"Não tenho trabalho, vou para o supermercado e vivo do que me dão", conta António Regalheiro ao canal. Já Carla Gomes, revela que, de manhã, quando o casal acorda, "o nosso corpo dói". "É muito frio aqui dentro".

Nenhum sabe ler nem escrever e, segundo a SIC Notícias, o casal vive da pensão de Carla Gomes. São 177 euros por mês, o que perfaz 2.500 euros por ano.

Já António Batista, o dono do barracão, afirma que "se arranjarem casa, podem ir embora". "Agora, se não arranjarem, podem ficar aqui um ano, dois, três. Se eu cá estiver. Se não, eles estão tramados da vida".

Os vizinhos já pediram ajuda à autarquia da Moita mas não obtiveram ainda qualquer resposta. António Regalheiro está inibido de "receber rendimentos mínimos durante três anos" devido a uma "pequena dívida" junto da Segurança Social.

Leia Também: "Não há dinheiro nenhum que justifique deixar pessoas na pobreza"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório