Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Marte em destaque (também) nas pesquisas no dicionário Priberam

Programas de televisão também levaram a buscas dos portugueses. No Brasil, a 'curiosidade' foi outra.

Marte em destaque (também) nas pesquisas no dicionário Priberam
Notícias ao Minuto

15:59 - 01/03/21 por Notícias ao Minuto

País Dicionário

O dicionário Priberam da Língua Portuguesa revelou, esta segunda-feira, dia 1 de março, quais as palavras mais pesquisadas durante o mês que ontem terminou. Marte, devido à chegada da sonda Perserverance da NASA que aterrou no passado dia 18 de fevereiro no Planeta Vermelho, está entre os destaques.

'Sem' Carnaval, as escolhas dos portugueses viraram-se para outros temas. Os programas televisivos 'Joker' e 'Big Brother', explica o Priberam, "são os grandes responsáveis pelo encabeçar das pesquisas pela palavra 'cunctatório', no caso do primeiro, além das "mais controversas" 'asquerosa' e 'alcoviteira', no caso do segundo".

A lista de destaques do dicionário - consultado por mais de cinco milhões de pessoas - é ainda composta pela palavra 'perseverança', a tradução portuguesa para o nome do veículo que aterrou em Marte a 18 de fevereiro numa missão da NASA para estudar aquele planeta. Este vocábulo "foi dos mais procurados pelos utilizadores do dicionário online".

Passando para o Brasil, as pesquisas foram um pouco diferentes. O reality show 'Big Brother Brasil' levou a um "disparar" da procura pelas palavras 'basculho' e 'fenotipicamente'.

Uma "posição destacada" vai ainda para 'octacampeão' e 'octa' que, no final do mês de fevereiro 'venceram a competição' graças à conquista pelo Flamengo do seu octacampeonato brasileiro.

Leia Também: Dicionário Priberam. Estas foram as palavras mais pesquisadas em janeiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório