Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Violência doméstica. AR aprova texto final sobre avaliação de risco

O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um texto final relativo a projetos de resolução da Iniciativa Liberal e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues que recomenda alterações às Fichas de Avaliação de Risco de vítimas de violência doméstica.

Violência doméstica. AR aprova texto final sobre avaliação de risco
Notícias ao Minuto

19:39 - 25/02/21 por Lusa

País Parlamento

O texto final apresentado pela Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias pede ao Governo que reformule as "Fichas de Avaliação de Risco para situações de violência doméstica", garatindo que as perguntas "são claras, acessíveis, percetíveis e objetivas", por forma a aumentar "a exatidão as respostas e facilitar a sua compreensão" pela polícia.

O parlamento recomenda também que sejam incluídas "questões referentes à existência de menores do agregado familiar que tenham testemunhado atos de violência doméstica ou que tenham sido agredidos" neste contexto, para permitir "uma melhor aferição do risco" a que podem estar sujeitos e definir "as medidas de proteção que devam ser adotadas".

Os deputados aprovaram, também por unanimidade, um texto final da Comissão de Saúde a partir de projetos de resolução do PAN, Iniciativa Liberal, BE e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues relativos ao direito das grávidas ao acompanhamento durante a gestão e o parto.

O parlamento aprovou também, com a abstenção do PS e os votos favoráveis dos restantes deputados um outro texto final, também da Comissão de Saúde, relativo à atividade dos cuidados de saúde primários, com base em projetos de resolução do PAN, PCP, CDS-PP e BE.

Os textos foram aprovados hoje em votação final global.

O deputado único do Chega não participou na votação por não se encontrar na sala.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório