Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Resolvido surto em lar de Redondo com oito mortes

O surto de covid-19 no Lar da Misericórdia de Redondo, no distrito de Évora, que infetou 76 pessoas, entre utentes e funcionários, com oito óbitos, foi considerado resolvido, disse hoje o provedor da instituição.

Resolvido surto em lar de Redondo com oito mortes
Notícias ao Minuto

18:45 - 25/02/21 por Lusa

País Covid-19

Em declarações à agência Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Redondo, João Azaruja, indicou que o surto foi considerado extinto na segunda-feira, depois de recuperarem da covid-19 os restantes utentes com a doença.

"Os restantes utentes que estavam infetados" com o coronavírus SARS-CoV-2 "transitaram do Pavilhão Multiúsos" de Redondo, onde foi criada uma zona de concentração e apoio à população (ZCAP), "para o lar, na terça-feira", adiantou.

Segundo o provedor da instituição, o surto de covid-19 no Lar António Manuel Fernandes Piteira, da Santa Casa da Misericórdia deste concelho alentejano, infetou 76 pessoas, nomeadamente 56 utentes, dos quais oito morreram, e 20 funcionários.

Os funcionários infetados "já recuperaram" da doença e "regressaram ao trabalho", assinalou.

O primeiro caso de covid-19 neste lar foi o de uma funcionária que apresentou sintomas da doença no dia 17 de janeiro, tendo, depois, realizado um teste com resultado positivo para o coronavírus SARS-CoV-2.

Posteriormente, na sequência de testes realizados no lar, foram detetados mais casos de infeção pelo SARS-CoV-2.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.498.003 mortos no mundo, resultantes de mais de 112,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.185 pessoas dos 801.746 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: "Larga maioria" aprova Emergência; 'Fora' de risco elevado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório