Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Câmara de Aveiro abre nova rua no centro e aumenta estacionamento

A Câmara de Aveiro está a abrir uma nova rua no centro da cidade, ligando a Rua Castro Matoso à Rua de São Sebastião, nas proximidades do Largo das Cinco Bicas, informou hoje.

Câmara de Aveiro abre nova rua no centro e aumenta estacionamento
Notícias ao Minuto

16:08 - 25/02/21 por Lusa

País Aveiro

O novo arruamento, a designar como Rua 4.ª Companhia de Caçadores Especiais, em homenagem ao antigo aquartelamento em cujos terrenos está a ser aberta, representa um investimento municipal próximo dos 275 mil euros.

Além da abertura da nova rua, será também criada uma bolsa de estacionamento para 77 viaturas, na qual se incluem seis lugares de estacionamento de viaturas elétricas, 11 lugares para motociclos e 12 lugares para bicicletas, informa uma nota municipal.

Em outubro de 2016, o executivo municipal havia aprovado a alienação de uma parcela de terreno sua propriedade junto ao antigo Quartel na Rua Castro Matoso, recebendo como contrapartida a execução de novo arruamento de ligação entre a Rua de São Sebastião e a Rua Castro Matoso.

A razão então invocada para essa deliberação foi permitir que a empresa responsável pela construção do Lar e Hospital de Cuidados Continuados que ali foi erguido ampliasse o seu investimento no âmbito da assistência social, mas decorridos três anos revogou a decisão, "face ao desinteresse mútuo das duas entidades".

Avançou então para a elaboração do projeto, decidindo abrir a nova rua a suas expensas para "diminuir a pressão automóvel no Largo das "Cinco Bicas", e criar uma nova zona de estacionamento".

"Situado numa zona central da Cidade de Aveiro este novo arruamento complementa a valorização do espaço público realizada no Largo das "Cinco Bicas" (Largo Luís de Camões)", salienta a nota de imprensa.

A requalificação compreendeu parte das ruas de São Martinho e de São Sebastião, estendendo-se para todo o "Largo das cinco bicas" até ao entroncamento com a Avenida de Santa Joana.

No âmbito dessa empreitada foi feita a substituição integral do pavimento, o reperfilamento das ruas, a redução do estacionamento automóvel e o reforço das áreas pedonais.

A obra incluiu ainda a renovação das redes públicas de eletricidade, telecomunicações e de águas pluviais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório