Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Madeira congratula-se com atribuição de prémio a José Tolentino Mendonça

O Governo Regional da Madeira manifestou hoje a "mais profunda congratulação" pela atribuição do Prémio Universidade de Coimbra ao cardeal madeirense José Tolentino Mendonça.

Madeira congratula-se com atribuição de prémio a José Tolentino Mendonça
Notícias ao Minuto

13:38 - 25/02/21 por Lusa

País Governo Regional

Numa nota distribuída pela presidência, o Governo Regional da Madeira destaca que a Universidade de Coimbra reconheceu que o cardeal, natural do concelho de Machico, na zona este da ilha, é "uma figura ímpar, uma pessoa da cultura, com uma visão social inclusiva".

"E, acrescentamos nós, um grande madeirense e Homem da Igreja, defensor dos ideais dignos de uma sociedade que pretendemos cada vez mais abrangente e humanizada", lê-se no documento.

A edição deste ano do Prémio Universidade de Coimbra (UC) foi atribuída ao cardeal José Tolentino Mendonça, "uma figura ímpar, uma pessoa da cultura, com uma visão social inclusiva", anunciou hoje a instituição.

O Prémio UC vai ser entregue em 01 de março, na sessão solene comemorativa do 731.º aniversário da Universidade.

O galardão foi instituído em 2004, tendo por objetivo distinguir "anualmente uma personalidade de nacionalidade portuguesa que se tenha afirmado por uma intervenção particularmente relevante nas áreas da cultura ou da ciência".

Na nota, o Governo Regional salienta ainda que Tolentino Mendonça "tem uma vasta obra, pela qual vem recebendo vários prémios", nomeadamente pelos seus textos, poemas, ensaios e peças de teatro.

Nascido em dezembro de 1965, foi ordenado padre em 1990, iniciando funções na paróquia de Nossa Senhora do Livramento no Funchal, entre 1992 e 1995.

Em 26 de junho de 2018, Tolentino Mendonça foi nomeado bibliotecário e arquivista da Biblioteca e Arquivo Apostólicos da Santa Sé pelo papa Francisco e, em outubro de 2019, foi nomeado cardeal.

O reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, afirmou que este ano, o Prémio UC, no valor de 25 mil euros, será dividido em duas partes, "sendo dez mil euros para o vencedor e 15 mil euros para uma bolsa de investigação numa área que será determinada pelo vencedor".

"Tratando-se de quem se trata, acreditamos que será, certamente, de uma área de inclusividade, de resposta às dificuldades da sociedade num ano tão difícil como o que estamos a viver e em que a humanidade, que é o tema da Semana Cultural da Universidade de Coimbra, fica muito bem representada com um premiado desta qualidade", aclarou.

Leia Também: José Tolentino Mendonça vence Prémio Universidade de Coimbra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório