Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Covid-19. Alunos residentes em Rabo de Peixe vão ser testados até sábado

Testes de despistagem ao novo coronavírus começam esta quinta-feira e terminam dia 27. Todos os alunos a partir do pré-escolar estão abrangidos.

Covid-19. Alunos residentes em Rabo de Peixe vão ser testados até sábado
Notícias ao Minuto

22:47 - 24/02/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Açores

Os alunos residentes em residentes em Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel, nos Açores, vão efetuar teste de despiste à Covid-19, de amanhã até ao próximo sábado, dia 27. A informação foi revelada esta terça-feira pela Secretaria Regional da Saúde e Desporto em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

A operação de testagem decorrerá na EBI Rui Galvão de Carvalho e "todos os alunos" a partir do pré-escolar estão abrangidos.

Os que "vivem no interior do espaço da atual cerca sanitária, só poderão frequentar o ensino presencial depois da realização do teste e obtenção de resultado negativo".

Já os jovens que "obtiveram resultado positivo há menos de 90 dias, não precisam de realizar teste". Por fim, quem se encontra em isolamento "só deve ir ao rastreio se autorizados pelas equipas multidisciplinares de acompanhamento".

Recorde-se que o Governo dos Açores solicitou o reforço de vigilância da PSP no território em que se mantém uma cerca sanitária na vila de Rabo de Peixe, revelou ontem o presidente da comissão de acompanhamento da pandemia, Gustavo Tato Borges.

"Foi [...] pedido à PSP que fizesse um esforço para poder andar pelas ruas onde existem mais casos e poderem, de uma forma dissuasora, elucidar e ajudar as pessoas a que permaneçam em casa e cumpram com o recolhimento obrigatório, porque sem este cumprimento a vila de Rabo de Peixe vai continuar numa situação muito dramática", disse o presidente da Comissão de Acompanhamento da Luta contra a Pandemia nos Açores, em conferência de imprensa em Angra do Heroísmo.

A vila de Rabo de Peixe é a única localidade dos Açores sujeita a cerca sanitária, tendo sido decidido esta terça-feira restringir a medida a uma zona mais reduzida, "a norte da Rua da Praça e na Rua da Nossa Senhora de Fátima, incluindo o bairro situado nas ruas Francisco Andrade e Afonso Maria Tavares".

Dos 63 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus que provoca a doença Covid-19 nos Açores, 42 estão na vila de Rabo de Peixe, onde desde quinta-feira foram detetados 16 novos casos.

Leia Também: Pescadores sentem-se discriminados com cerca parcial em Rabo de Peixe

Recomendados para si

;
Campo obrigatório