Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Champô Fructis pode ser confundido com género alimentício, avisa Infarmed

Tendo em conta o risco de confusão dos produtos Hair Food, da marca Fructis de Garnier, os champôs e os amaciadores da gama terão nova imagem em maio.

Champô Fructis pode ser confundido com género alimentício, avisa Infarmed
Notícias ao Minuto

11:10 - 24/02/21 por Filipa Matias Pereira

País Fructis

O Infarmed teve conhecimento, através da Comissão Europeia, que os champôs e os amaciadores da gama Hair Food (Aloe Vera, Banana, Macadâmia, Melancia, Papaia), da marca Fructis de Garnier, podem, devido à sua apresentação, ser confundidos com géneros alimentícios. Em Portugal, o produto terá nova imagem em maio.

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde indica que estes "produtos cosméticos, colocados no mercado pela L’ORÉAL, têm vindo a ser amplamente distribuídos no mercado europeu desde janeiro de 2020, não tendo sido reportado nenhum caso de ingestão intencional ou acidental".

Apesar de não apresentarem risco "para a saúde e segurança dos consumidores, em condições normais de utilização", os produtos em causa foram "sujeitos a medidas corretivas que visam diminuir o risco de confusão com géneros alimentícios, para os consumidores, em especial, as crianças".

Entre as medidas acordadas com a autoridade competente belga (AFMPS) e com outras autoridades competentes europeias, incluindo o INFARMED, destacam-se as "alterações no sistema de fecho e selagem das embalagens, que pretendem dificultar a sua abertura, e as advertências e outras informações ao consumidor incluídas na rotulagem de cada um dos produtos, sob a forma de texto, imagens ou outros sinais figurativos", indica o Infarmed em nota partilhada na terça-feira.

Tendo em conta a natureza do risco, a L’ORÉAL Portugal irá adotar, a partir de maio, uma nova apresentação destes produtos disponibilizados no mercado nacional.

Leia Também: Covid-19. Especialistas voltam a reunir-se na segunda-feira no Infarmed

Recomendados para si

;
Campo obrigatório