Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Cordão dunar entre a Barra e a Costa Nova em Ílhavo em estabilização

A recuperação e estabilização do cordão dunar entre as praias da Barra e da Costa Nova, uma empreitada conjunta da Agência Portuguesa do Ambiente e do município de Ílhavo, já começou e terminará em junho, foi hoje revelado.

Cordão dunar entre a Barra e a Costa Nova em Ílhavo em estabilização
Notícias ao Minuto

11:50 - 22/02/21 por Lusa

País Ílhavo

Com um investimento de cerca de 400 mil euros e um prazo de execução de quatro meses, a empreitada é assegurada pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela Câmara de Ílhavo, no distrito de Aveiro, e financiada a 75% pelo Fundo Comunitário do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

A intervenção pretende recuperar e estabilizar o cordão dunar no município de Ílhavo, entre as praias da Barra e da Costa Nova, a sul do Porto de Aveiro, numa extensão aproximadamente de 1.236 metros.

Está prevista a colocação de paliçadas, a plantação de espécies autóctones para fixação das areias na duna e a colocação de passadiços sobrelevados para permitir a circulação de pessoas entre as duas praias, evitando o impacto do pisoteio sobre o sistema dunar.

"Outro objetivo prende-se com a proteção do litoral e das suas populações, especialmente face aos riscos da erosão costeira, sendo a intervenção relevante para a prossecução das políticas consagradas na Estratégia Nacional para a Gestão Integrada da Zona Costeira e para a necessidade de adaptação do território às alterações climáticas", refere uma nota de imprensa.

Para o financiamento da obra foi aprovada a candidatura do POSEUR, com uma comparticipação de 75%, no âmbito das "Ações de Proteção do Litoral na Região Centro - Cortegaça / Vieira de Leiria".

Os restantes 25% são repartidos, de igual forma, pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela Câmara Municipal de Ílhavo, despendendo cada uma 43.781,49 euros.

Leia Também: Surf autorizado nas praias de Oeiras quando praticado individualmente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório