Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Luso-canadiana quer ser a "voz forte" da comunidade portuguesa no Ontário

Uma luso-canadiana candidata nas próximas eleições provinciais quer ser a "voz forte da comunidade portuguesa" no parlamento do Ontário, disse a própria à agência Lusa.

Luso-canadiana quer ser a "voz forte" da comunidade portuguesa no Ontário
Notícias ao Minuto

08:12 - 20/02/21 por Lusa

País Eleições

Elizabeth Mendes, de 35 anos, filha de emigrantes de Torre de Moncorvo (Bragança), licenciada em ciências políticas pela Universidade de Toronto, antiga funcionária do gabinete do ex-ministro das Finanças do Ontário Charles Sousa, foi nomeada no dia 16 de fevereiro, pelo partido liberal, como candidata pelo distrito eleitoral de Mississauga-Lakeshore.

"Eu quero ser a voz da comunidade portuguesa no Queens Park (Parlamento Provincial). Trabalhei para Charles Sousa durante 15 anos e vi que ele era uma voz muito forte. Gostava também de o fazer. Há muitas comunidades que são bem representadas no parlamento e nós precisamos de lá ter uma voz forte", afirmou.

O distrito eleitoral de Mississauga--Lakeshore, com uma forte representatividade da comunidade portuguesa, pertenceu aos liberais entre 2007 e 2018, mas nas últimas eleições, em junho de 2018, foi conquistada por Rudy Cuzzetto do partido conservador, com 22.520, perante 18.636 de Charles Sousa.

Elizabeth Mendes destacou ainda a necessidade de haver um maior envolvimento e política e na sociedade em geral dos jovens luso-canadianos e lusodescendentes.

"É importante que os jovens portugueses estejam mais envolvidos na sociedade e na comunidade deles em posições de liderança", realçou.

Quanto a prioridades para o distrito eleitoral, a luso-canadiana destacou a "recuperação económica e medidas sociais de apoio à terceira idade".

"Os problemas neste momento estão relacionados com a pandemia. Muitos estabelecimentos comerciais fecharam as portas, as crianças a permanecerem em casa. Muitas pessoas foram afetadas. Agora o problema debate-se em como será a recuperação económica, como vamos cuidar da terceira idade. Que tipo de investimentos vamos fazer", sublinhou. 

O partido liberal, com novo líder eleito em 2020, Steven Del Duca, casado com uma portuguesa, vai tentar nas eleições provinciais de 2022, acabar com a maioria absoluta do governo conservador de Doug Ford.

Dos 124 lugares no Queens Park, os conservadores (direita) têm 71 lugares, o NDP (esquerda) 40, os liberais (centro-esquerda) têm oito, o partido Os Verdes (esquerda) um, o Novo Partido Azul do Ontário com um também, e três deputados são independentes.

Para ter o estatuto oficial de partido no Ontário, os liberais terão de eleger pelo menos 12 deputados.

Atualmente, há duas deputadas de origem portuguesa, a nova-democrata Teresa Armstrong, de London-Fanshawe, e a ex-conservadora Belinda Karahalios, agora do novo partido azul do Ontário, eleita por Cambridge. 

Atualmente existe apenas uma deputada provincial lusodescendente no parlamento, a nova-democrata Teresa Armstrong, eleita por London-Fanshowe

Segundo dados do Governo canadiano, residem no país mais de 480 mil portugueses e lusodescendentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório