Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Governo analisa plano sobre prevenção de discriminação nas polícias

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) entregou no início de fevereiro ao Governo o plano de prevenção de manifestações de discriminação nas forças e serviços de segurança que estabelece "uma estratégia global em cinco áreas de intervenção".

Governo analisa plano sobre prevenção de discriminação nas polícias
Notícias ao Minuto

16:20 - 17/02/21 por Lusa

País Eduardo Cabrita

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou, durante uma audição na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, que a IGAI apresentou no início de fevereiro o plano de prevenção de manifestações de discriminação nas forças e serviços de segurança, estando o documento neste momento em avaliação política.

Segundo Eduardo Cabrita, o plano "traduzir-se-á em medidas de combate à discriminação e de prevenção" no recrutamento, na formação, na interação com os cidadãos e na promoção da própria imagem das forças de segurança.

O ministro especificou que o plano "estabelece uma estratégia global em cinco áreas de intervenção em que esta dimensão de combate à discriminação e de prevenção de fenómenos de radicalização deve ser ativamente prosseguido".

Entre as áreas de intervenção está, de acordo com o governante, o recrutamento de novos polícias, formação, mecanismos preventivos de monitorização de manifestações de discriminação, fórmulas de interação na relação com os cidadãos e com outros elementos das forças e serviços de segurança, designadamente através das redes sociais, e a própria imagem das polícias.

O plano foi lançado pela IGAI em julho do ano passado junto dos diretores da PSP, GNR e SEF e na altura foi anunciado que os elementos da forças e serviços de segurança que escrevam comentários de natureza racista, xenófoba ou qualquer outro tipo de discriminação nas redes sociais vão passar a ser mais fiscalizados e sancionados.

Leia Também: Nova lei de videovigilância prevê uso de 'bodycams' pelos polícias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório