Meteorologia

  • 23 SETEMBRO 2021
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 23º

Edição

Duas baleias resgatadas na ilha do Pico. Uma foi encontrada já sem vida

Um dos mamíferos foi, posteriormente, "colocado na água e encaminhado para fora das águas portuárias (zona fora de perigo), indicou a Autoridade Marítima Nacional.

Duas baleias resgatadas na ilha do Pico. Uma foi encontrada já sem vida

Duas baleias que arrojaram numa zona rochosa do portinho da Areia Larga, no concelho da Madalena, na ilha do Pico (Açores), foram, na manhã de ontem, dia 16, resgatadas com a colaboração da Autoridade Marítima Nacional (AMN). Uma delas foi encontrada já sem vida.

A ação decorreu na sequência de um alerta recebido esta terça-feira pelas 9h30. Para o local foram ativados elementos do Comando-local da Polícia Marítima e da Capitania da Horta, mergulhadores dos Bombeiros Voluntários da Madalena e elementos da Câmara Municipal da Madalena, indica a AMN em comunicado.

No local, "procedeu-se ao resgate de uma das baleias, com auxílio de uma retroescavadora da Câmara Municipal da Madalena". O mamífero foi, posteriormente, "colocado na água e encaminhado para fora das águas portuárias (zona fora de perigo) com o apoio de uma embarcação de recreio de um popular e dos mergulhadores dos Bombeiros Voluntários da Madalena".

Já o outro animal, "encontrado sem vida", foi removido do local "com recurso aos meios da Câmara Municipal da Madalena, acompanhada por uma equipa de biólogos do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores", explica a mesma nota.

O Comando-local da Polícia Marítima da Horta tomou conta da ocorrência.

Notícias ao Minuto Duas baleias resgatadas na ilha do Pico. Uma foi já encontrada sem vida© Reprodução / Autoridade Marítima Nacional

Leia Também: Recuperada carcaça de baleia com 70 toneladas em Itália

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório