Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

"Dei umas palmadas". Sandro culpa madrasta pela morte de Valentina

O pai de Valentina acusou Márcia, a madrasta da menina, das agressões que lhe provocaram a morte. O arguido defendeu que deu apenas deu "umas palmadas" à filha.

"Dei umas palmadas". Sandro culpa madrasta pela morte de Valentina
Notícias ao Minuto

11:49 - 17/02/21 por Notícias ao Minuto

País Valentina

O pai da pequena Valentina acusou, em tribunal, a madrasta Márcia de ser a responsável pelas agressões à criança, que morreu em maio de 2020. Na primeira audiência do julgamento, que decorre esta quarta-feira, Sandro defendeu que deu apenas "umas palmadas" no rabo da menina, revela a TVI24.

Alegando que "nunca agrediu ninguém em casa", o arguido defendeu perante o juiz que confrontou a filha com alegados contactos sexuais na escola e, quando a menina admitiu, lhe deu "umas palmadas". Sandro confirmou ainda que Valentina confessou abusos por parte do padrinho, o que o levou a pôr a menina de castigo.

Sandro disse também que não levou a filha para a casa de banho, onde esta foi queimada com água ferver. O suspeito alega que acordou com gritos da menina e que, quando lá chegou, "a Márcia já estava com a Valentina dentro da água quente. A torneira estava ligada e a Valentina estava lá dentro. (...) Quando cheguei lá, vi que ela estava a começar a desfalecer agarrei-a nos ombros e começou a ter espasmos. Levei-a para a cozinha para debaixo da janela. Ficou sentada ao meu colo, numa cadeira da cozinha".

O acusado culpou ainda Márcia de ter dado "murros em várias partes do corpo" de Valentina, "dois dias antes de a ter posto na água".

Perante o juiz, Sandro disse igualmente, segundo a estação de Queluz, que Márcia deu murros na cabeça de Valentina, apesar de ele ter tentado impedir.

Recorde-se que o casal responde judicialmente pelos crimes de homicídio qualificado, de profanação de cadáver e de abuso e simulação de sinais de perigo em coautoria. O pai da criança de nove anos está ainda acusado de um crime de violência doméstica, segundo o despacho de acusação a que a agência Lusa teve acesso.

Segundo o relatório da autópsia citado pelo Ministério Público, a morte de Valentina "foi devido a contusão cerebral com hemorragia subaracnóidea".

O casal, ainda segundo a acusação, escondeu o corpo da Valentina numa zona florestal, na serra d'El Rei (concelho de Peniche), e combinou, no dia seguinte, alertar as autoridades para o "falso desaparecimento" da criança.

Leia Também: Pai e madrasta de Valentina começam a ser julgados hoje

Recomendados para si

;
Campo obrigatório