Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Câmara de Matosinhos apoia 20 instituições de solidariedade do concelho

A Câmara Municipal de Matosinhos anunciou hoje que vai disponibilizar, através do Fundo de Emergência Municipal, 150 mil euros para apoiar 20 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho.

Câmara de Matosinhos apoia 20 instituições de solidariedade do concelho
Notícias ao Minuto

15:01 - 16/02/21 por Lusa

País Matosinhos

As instituições que viram a sua candidatura aprovada vão beneficiar de um apoio a fundo perdido e, desta forma, "equilibrar as suas contas, garantindo a manutenção dos postos de trabalho e a continuidade da prestação dos cuidados e serviços à comunidade", refere a autarquia.

"O setor social desempenha, especialmente numa altura de crise sanitária e social como a que atravessamos, um papel fundamental no apoio à comunidade. E fá-lo nas mais variadas vertentes e com serviços transversais de apoio à população. É fundamental que, quando a parte sanitária se resolver, o concelho tenha estas instituições de boa saúde, ativas e capazes de fazer face aos desafios que sabemos que temos pela frente", sublinha, em comunicado, a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

Acresce ainda ao Fundo de Emergência Municipal um investimento extraordinário de 116 mil euros para comparticipação de equipamentos de proteção individual, de forma a contribuir para a segurança dos utentes e profissionais, totalizando, desta forma, 266 mil euros em transferências nos primeiros meses do ano.

Segundo a autarquia, as IPSS estão a atravessar um período "especialmente crítico" e muitas apresentam já "grande dificuldade" em fazer face à quebra de receitas.

"A pandemia obrigou, em alguns casos, à suspensão total ou parcial da atividade e, noutros, à diminuição dos serviços prestados e descontos nas mensalidades. É o que tem acontecido sobretudo nas respostas de creche, centro de dia e centro de atividades operacionais", acrescenta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório