Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

População de Vila Verde começa a ser vacinada na terça-feira

A população de Vila Verde começa na terça-feira a ser vacinada contra a covid-19, numa fase em vão ser vacinadas cinco mil pessoas, o que representa 10 mil inoculações, adiantou hoje aquela autarquia.

População de Vila Verde começa a ser vacinada na terça-feira
Notícias ao Minuto

14:53 - 15/02/21 por Lusa

País Covid-19

Em comunicado, aquela câmara do distrito de Braga refere que o inicio da vacinação "representa um importante contributo em matéria de prevenção e, consequentemente, de travagem da propagação da doença".

A autarquia prevê vacinar cinco mil pessoas em oito semanas, administrando 250 doses por dia a munícipes com 80 ou mais anos de idade e com 50 ou mais anos e patologias associadas.

"Este é mais um passo importante no processo de combate à prevenção de propagação da pandemia Covid-19 com efeitos que se espera a curto prazo permitam uma grande imunidade das pessoas e o regresso à normalidade", refere no texto o presidente da autarquia, António Vilela.

O município vai "assegurar o transporte a todos os utentes elegíveis nesta fase do Plano de Vacinação que não disponham de condições para se deslocarem até ao Centro de Vacinação ou necessitem de transporte especial".

Segundo a autarquia, "está ainda a ser avaliada a possibilidade de se poder realizar a vacinação em casa das pessoas que não disponham de mobilidade para se deslocar ao Centro de Vacinação", instalado na Vila do Prado.

"Está ainda a ser equacionada a possibilidade de o processo de vacinação contemplar, através da deslocação de meios, os utentes que se encontrem acamados e ou numa situação de total impossibilidade de serem transportados até ao Centro de Vacinação", adianta o autarca.

A vacinação contra a covid-19 em Portugal começou em 27 de dezembro, abrangendo primeiro profissionais de saúde envolvidos na resposta a esta doença, e estendendo-se depois a profissionais e residentes em lares de idosos e unidades de cuidados continuados.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 2.400.543 mortos no mundo, resultantes de mais de 108,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 15.321 pessoas dos 785.756 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Portugal já recebeu 694.800 doses da vacina contra a Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório