Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 19º

Joel Pina: Câmara de Idanha-a-Nova aprova por unanimidade voto de pesar

A Câmara de Idanha-a-Nova aprovou hoje por unanimidade um voto de pesar pela morte do músico Joel Pina, que nasceu em Rosmaninhal, naquele concelho do distrito de Castelo Branco, e foi guitarra baixo da fadista Amália Rodrigues.

Joel Pina: Câmara de Idanha-a-Nova aprova por unanimidade voto de pesar
Notícias ao Minuto

15:30 - 12/02/21 por Lusa

País Joel Pina

Em comunicado enviado à agência Lusa, o município de Idanha-a-Nova refere que "a melhor homenagem que podemos fazer ao mestre Joel Pina é continuar a ouvi-lo".

Joel Pina era o nome artístico de João Manuel de Pina que nasceu a 17 de fevereiro de 1920, em Rosmaninhal, Idanha-a-Nova, e daqui partiu para uma carreira ímpar na música portuguesa.

Acompanhou Amália Rodrigues durante mais de 30 anos bem como vários intérpretes portugueses e diferentes gerações do fado, como Maria Teresa de Noronha, Teresa Tarouca, Tony de Matos, Max e Tristão da Silva,

"A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova reunida a 12 de fevereiro de 2021 deliberou, por unanimidade, apresentar este voto de pesar e endereçar as mais sentidas condolências à família, amigos e admiradores de Joel Pina", lê-se na nota.

"O fado perdeu um dos seus nomes maiores, um músico de exceção. Foram 100 anos de uma vida plena de talento, brilhantismo e generosidade, reconhecida pelo seu valioso contributo para a consagração do fado como Património Cultural e Imaterial da Humanidade (UNESCO)", refere o município de Idanha-a-Nova.

A viola baixo que celebrizou em gravações e palcos nacionais e internacionais foi oferecida por Joel Pina ao município de Idanha-a-Nova e encontra-se, desde 2011, exposta no Forum Cultural.

"Um gesto de admirável ternura pelas terras de Idanha, que muito nos sensibiliza e iremos continuar a honrar e a dignificar", conclui a autarquia.

O músico foi homenageado em setembro do ano passado, no Teatro S. Luiz, em Lisboa, num concerto que contou com as participações, entre outros, de Maria da Fé, Mariza, Gonçalo Salgueiro, Mísia, Teresa Siqueira e Lenita Gentil, ao qual assistiu o primeiro-ministro, António Costa.

Leia Também: Joel Pina. Um "homem elegante, cordial e sempre bem disposto"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório