Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Moçambique: Ministro prevê formadores lusos de tropas especiais em abril

O ministro da Defesa Nacional estimou hoje que os militares portugueses que vão formar as tropas especiais de Moçambique estejam a trabalhar no terreno daquele país africano já no mês de abril.

Moçambique: Ministro prevê formadores lusos de tropas especiais em abril
Notícias ao Minuto

14:08 - 12/02/21 por Lusa

País Moçambique

"Há desenvolvimentos quotidianos. As Forças Armadas portuguesas e moçambicanas estão a trabalhar no desenho da parte que lhes toca para que, em breve - esperemos que durante o mês de abril -, possa começar no terreno o trabalho de formação", disse Gomes Cravinho.

O responsável da tutela respondia a perguntas dos jornalistas à margem de uma visita ao Comando Conjunto para as Operações Militares, em Oeiras, onde está instalado o grupo de apoio ao coordenador do grupo de trabalho ('task force') do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, Vice-Almirante Gouveia e Melo.

Gomes Cravinho vincou que se vai tratar de "uma missão de formação de comandos e de fuzileiros, portanto tropas especiais moçambicanas, para que as Forças Armadas e de Defesa de Moçambique tenham todas as características necessárias para o desempenho da soberania no seu próprio país".

A província moçambicana de Cabo Delgado (norte) está sob ataque desde outubro de 2017, por grupos de insurgentes ligados a organizações islâmicas radicais e classificados desde o início de 2020 pelas autoridades moçambicanas e internacionais como uma "ameaça terrorista".

Leia Também: Consultora NKC revê inflação de Moçambique em alta para 5,5% este ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório