Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Vacinar em farmácias comunitárias é hipótese mas ainda gera "incógnitas"

Ministra da Saúde reforçou, esta sexta-feira, a necessidade de trabalho "em grupo" para fazer frente à pandemia, destacando que as competências dos militares "são essenciais para robustecer" a vacinação. Quanto às farmácias, ainda não é o momento, considerou.

Vacinar em farmácias comunitárias é hipótese mas ainda gera "incógnitas"
Notícias ao Minuto

12:10 - 12/02/21 por Andrea Pinto

País Marta Temido

A Força de Reação Imediata (FRI), com 20 militares dos três ramos das Forças Armadas está, há uma semana, a apoiar a missão nacional de vacinação contra a Covid-19 coordenada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.

Esta manhã, a ministra Marta Temido reuniu-se com o ministro da Defesa, em Oeiras, onde afirmou a importância do envolvimento destes militares neste processo.

"As competências logísticas de que dispõe o Ministério da Defesa são essenciais para poder robustecer este processo e aperfeiçoá-lo, sobretudo agora que preparamos uma fase de alargamento da vacinação para o 3.º trimestre do ano", afirmou Marta Temido.

A ministra disse que continua a ser necessário "perceber em detalhe os problemas que temos para enfrentar e as respostas que temos pela frente" e relativamente à ‘task force’ do Plano de Vacinação Contra a Covid-19 que foi ativado a 5 de fevereiro defendeu que "a nossa capacidade de trabalhar em conjunto é o mais importante para o país".

Marta Temido comentou ainda as alterações às normas da Direção Geral de Saúde, confirmando que, a partir de agora, "independentemente do nível do risco, a determinação é que todos devem ser encaminhados para teste".

Vacinação em farmácias comunitárias? Para já, não

E revelou, ainda, que a opção de proceder-se à vacinação em farmácias comunitárias é uma hipótese que esteve sempre presente entre os estados membros da UE. No entanto, referiu, "temos ainda muitas incógnitas relativamente ao desenvolvimento a longo prazo deste processo".

"Mas é uma hipótese de expansão que temos de ter presentes, se for possível em termos de armazenamento e dispensa e disponibilidade desses parceiros", concretizou.

Quanto à ajuda internacional disponibilizada pelo Luxemburgo e França, e já aceite por Portugal, a responsável pela pasta da Saúde disse que, naturalmente, se "congratula com a possibilidade de trabalho em grupo" e voltou a reforçar que todos "têm que estar unidos nesta fase".

Leia Também: Militares da Força de Reação Imediata apoiam coordenador da vacinação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório