Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: "Em abril vai ser preciso vacinar mais e depressa"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "Em abril vai ser preciso vacinar mais e depressa"
Notícias ao Minuto

15:45 - 11/02/21 por Notícias ao Minuto

País Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 3.480 novos casos de Covid-19 e 167 mortes nas últimas 24 horas. No total, Portugal contabiliza 778.369 contágios e 14.885 óbitos. O número de recuperados é de 645 mil. Os casos ativos voltaram a diminuir e fixam-se em 118 mil.

Os internamentos mantêm a tendência de descida. Atualmente, cerca de 5.500 pessoas estão hospitalizadas (menos 259), incluindo 836 pacientes (menos 17) em unidades de cuidados intensivos.

Já teve início no Parlamento o debate sobre a renovação do Estado de Emergência, que deverá ser aprovada.

Seguir-se-á o briefing do Conselho de Ministros, do qual poderão sair eventuais alterações às atuais medidas atualmente em vigor. E às 20h, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa falará ao país.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h00 -Termina aqui o registo desta quinta-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no Mundo.

E, não se esqueça: fique em casa e, se sentir sintomas relacionados com o coronavírus, ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h56 - O recolher obrigatório na Madeira entre as 18h00 e as 5h00 vai vigorar entre os dias 15 e 19 de fevereiro, antecipando em uma hora a proibição de circulação na via pública devido ao período de Carnaval.

23h49 - A estirpe britânica representa 25% das infeções em França, revelou o ministro da Saúde, Olivier Veran. Segundo a Reuters, Veran referiu ainda que os resultados de um estudo a 17 mil testes positivos mostrou que a variante brasileira representa 5% dos contágios e a estirpe sul-africana é responsável por 4% dos casos.

"A propagação destas variantes em território francês não é inevitável", considerou Veran.

23h43 - A pandemia e o seu impacto reforçaram a imagem positiva que os cidadãos têm da União Europeia, sendo que os portugueses são os segundos mais lisonjeiros, conclui o eurobarómetro do Parlamento Europeu.

23h23 - O turismo, setor fortemente afetado pela pandemia no Brasil, com queda histórica de 36,7% em 2020, levará dois anos para recuperar e só voltará aos níveis pré-pandemia no primeiro trimestre de 2023, segundo projeções empresariais.

22h45 - O Parlamento da República Checa, um dos países com maior taxa de contágios pelo novo coronavírus na Europa, recusou hoje o pedido do governo de coligação minoritária para alargar o atual estado de emergência.

22h43 - Um Estado-Maior da Força de Reação Imediata (FRI), com 20 militares dos três ramos das Forças Armadas, está há uma semana a auxiliar o coordenador da vacinação anti-Covid-19, vice-almirante Gouveia e Melo.

22h40 - O Ministério da Saúde brasileiro revelou que foram identificados 54.742 novos casos de contágio por coronavírus e morreram 1.351 pessoas no último dia. Em termos globais, o Brasil perfaz 9.713.909 de casos confirmados e 236.201 vítimas mortais.

22h32 - O estado de saúde de Donald Trump quando lhe foi diagnosticada a Covid-19 foi mais grave do que aquilo que a Casa Branca transpareceu publicamente. A dada altura os níveis de oxigénio no sangue de Trump desceram abruptamente e o antigo presidente teve um problema num pulmão associado à pneumonia provocada pelo coronavírus.

O seu prognóstico gerou tanta preocupação antes de ser internado no Walter Reed National Military Medical Center, que se temeu que Trump pudesse necessitar de um ventilador.

21h41 - O Presidente da República afirmou hoje que "os responsáveis pelos favoritismos no desvio de vacinas" serão "exemplarmente punidos".

20h38 - O presidente Cyril Ramaphosa assegurou hoje que a África do Sul vai iniciar a vacinação contra a Covid-19 e superar a pandemia, apesar de rejeitar a AstraZeneca por falta de eficácia contra a variante encontrada no país.

20h36 - A Madeira registou hoje mais 86 casos positivos de Covid-19, totalizando 6.142 doentes confirmados desde o início da pandemia, dos quais 1.640 estão ativos, informou a Direção Regional de Saúde (DRS).

20h26 - A PRO.VAR, associação nacional de restaurantes, disse hoje que os empresários do setor sentem-se "enganados", pois mantiveram os trabalhadores e endividaram-se, mas continuam sem apoios do Governo, reclamando candidaturas mais simples, ajudas abrangentes e o planeamento da reabertura.

20h02 - Na sua comunicação ao país, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou sobre o atual período do Estado de Emergência e vincou que "foram duas semanas difíceis mas terminaram melhor do que começaram".

Após António Costa ter referido que Portugal vai sofrer uma quebra para menos de metade das vacinas previstas, Marcelo ressalvou que "em abril vai ser preciso vacinar mais e depressa".

19h56 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje que o número de mortes devido à Covid-19 em África "aumentou 40%" num mês", estando a agência das Nações Unidas preocupada com as novas e mais contagiosas variantes do novo coronavírus.

19h53 - Angola reportou nas últimas 24 horas mais 51 casos de Covid-19 e 23 recuperações, sem contabilizar nenhuma morte, informaram as autoridades sanitárias.

19h47 - O primeiro-ministro, António Costa, antecipou hoje que a Páscoa deste ano "não será seguramente" como aquela que os portugueses conhecem, avisando que o "desconfinamento não está no horizonte".

19h24 - A variante associada ao Reino Unido tem neste momento uma prevalência de 43% no número de novos casos de Covid-19 registados em Portugal, revelou hoje o primeiro-ministro, em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.

19h21 - Centenas de enfermeiros querem assinar a participação disciplinar enviada hoje por um grupo de enfermeiros ao Conselho Jurisdicional da Ordem para instaurar um processo disciplinar à bastonária, disse à Lusa o primeiro subscritor da ação, Manuel Lopes.

O grupo de 19 enfermeiros requer a instauração de um processo disciplinar à bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), Ana Rita Cavaco, com vista à sua expulsão, justificando que alguns dos seus comentários no Facebook violam deveres deontológicos e danificaram a imagem e reputação Ordem.

18h54 - Portugal vai receber menos de metade das vacinas contra a Covid-19 que estavam previstas para o primeiro trimestre deste ano, alertou hoje o primeiro-ministro, António Costa, em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros.

"No nosso caso, em vez dos 4,4 milhões de doses, nós vamos receber neste primeiro trimestre 1,98 milhões de doses, o que significa que a nossa capacidade de vacinação neste primeiro trimestre vai ser cerca de metade daquilo que estava previsto nos contratos assinados entre as farmacêuticas e a Comissão Europeia", declarou António Costa.

Nas palavras do primeiro-ministro, o problema não está na distribuição nem na falta de recursos humanos para administrar a vacina, estando sim "fora de Portugal".

18h51 - A combinação de dois medicamentos, o tocilizumabe, usado para tratar a artrite reumatoide, e um corticosteroide, como a dexametasona, pode reduzir a metade as mortes nos casos mais graves de Covid-19, segundo um estudo hoje divulgado no Reino Unido.

Os resultados do ensaio clínico 'Recovery', dirigido pela Universidade de Oxford, mostrou esse efeito na mortalidade em pacientes hospitalizados com hipoxia - falta de oxigénio - e inflamação significativa, que necessitaram de ventilação mecânica invasiva.

18h49 - A autoridade sanitária da localidade italiana de La Spezia, norte do país, incluiu no protocolo de vacinação contra a Covid-19 os homossexuais, que caracterizou como indivíduos de risco e prioritários, gerando polémica e críticas a nível nacional.

18h46 -As autoridades de saúde francesas anunciaram esta quinta-feira que foram detetados 21.063 novos casos de Covid-19 e morreram mais 360 pessoas nas últimas 24 horas. França totaliza nesta altura 3.406.685 contágios e 80.803 vítimas mortais.

O total de recuperados subiu para 238 mil.

18h26 - O índice de transmissibilidade (Rt) da Covid-19 está em 0,77, "o mais baixo que o país já teve desde o início da pandemia", adiantou hoje o primeiro-ministro, António Costa, no final do Conselho de Ministros.

"Este decréscimo de novos casos nestas duas semanas tem-se traduzido também numa redução significativa do risco de transmissibilidade, o famoso Rt, que está neste momento em 0,77, que é o mais baixo que o país já teve desde o início da pandemia e que é muito visível na redução efetiva de novos casos diários, que depois de um fortíssimo crescimento no mês de janeiro tem vindo nas últimas semanas a ter uma quebra muito significativa", disse António Costa.

18h05 - António Costa sublinhou que ainda é muito cedo para levantar as medidas restritivas que estão em vigor, acrescentando que se deverão prolongar pelo mês de março.

17h56 - O primeiro-ministro assinalou que "não é o momento para desconfinar", mas sim para "manter o esforço" que tem sido feito. António Costa deixou uma palavra de agradecimento ao esforço dos portugueses nas últimas semanas.

O líder do Executivo alertou ainda para o perigo das novas variantes que já circulam em território nacional.

17h54 - No briefing do Conselho de Ministros, António Costa está a falar sobre a situação pandémica no país. O primeiro-ministro destacou que o "confinamento está a resultar".

"Diminuímos acentuadamente o ritmo de crescimento de novos casos", frisou António Costa, ressalvando, contudo, que a situação continua a ser "extremamente grave".

Pode acompanhar aqui a conferência de imprensa.

17h48 - A Espanha registou hoje 17.853 novos casos de Covid-19, elevando para 3.041.454 o total de infetados até agora no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram 513 mortes nas últimas 24 horas atribuídas à Covid-19, passando o total de óbitos para 64.217.

17h44 - O Serviço Nacional de Saúde (SNS) informou que já foram administradas 436 mil vacinas contra a Covid-19 em Portugal - 303 mil pessoas foram inoculadas com a primeira dose e 133 mil já receberam a segunda dose.

17h41 -O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico reporta esta quinta-feira mais 678 mortes associadas à Covid-19. O total de óbitos com teste positivo nos 28 dias anteriores é agora de 115.529, o maior número de fatalidades entre os países europeus.

Foram contabilizados, ainda, mais 13.494 novos casos de contágio. No conjunto da região, que inclui Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, foram já contabilizados quase 4 milhões de casos de contágio desde o início da pandemia.

17h23 - Investigadores da Universidade de Aveiro (UA) defendem que devem ser vacinados primeiro os "super disseminadores", para limitar a propagação da Covid-19 e diminuir o número de mortes, segundo um estudo hoje divulgado.

16h59 - Foi aprovado na Assembleia da República o 11º Estado de Emergência, que vai vigorar até às 23h59 de dia 1 de março.

Foi aprovado com os votos favoráveis de PS, PSD, PAN, CDS-PP e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues, como aliás sucedeu na anterior votação. O Bloco de Esquerda voltou a abster-se, enquanto PCP, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira votaram contra

16h55 - A Proteção Civil italiana notificou esta quinta-feira o registo de mais 15.146 novos casos de infeção por novo coronavírus. Itália contabiliza agora um total de 2.683.403 casos positivos confirmados desde o início da pandemia no país, a 21 de fevereiro.

As autoridades de Saúde italianas notificam ainda mais 391 óbitos referentes às últimas 24 horas. O número total de mortes associadas à doença causada pelo vírus SARS-CoV-2 é agora de 92.729.

16h51 - A fechar o debate no Parlamento, o ministro da Administração Interna salientou a importância das medidas implementadas há duas semanas. "Decisões estão a produzir efeitos. Temos de prosseguir com nervos de aço", enfatizou Eduardo Cabrita.

16h37 - António Costa vai apresentar as medidas que vão vigorar no próximo período do Estado de Emergência às 17 horas, avança a RTP3.

16h29 - Numa intervenção durante o debate, a ministra da Saúde assumiu que foram cometidos erros no combate à pandemia, mas negou qualquer "intenção de manipular dados".

Marta Temido garantiu que o Governo "sempre a utilizou as medidas proporcionais face às necessidades de combate à pandemia". "Sobretudo num momento em que alguns começam a dizer que devíamos ter sido não proporcionais, e é isso que recusamos fazer: é não ser proporcionais face aos perigos que enfrentamos", salientou.

16h22 - A deputada do CDS, Ana Rita Bessa, frisou durante o debate no Parlamento que este não será o último Estado de Emergência e acrescentou que "não é altura de deitar foguetes".

Já a líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, sublinhou que "não podemos baixar a guarda".

16h19 - O epidemiologista norte-americano Anthony Fauci assegurou hoje que, em abril, todos os cidadãos dos Estados Unidos poderão receber a vacina contra a Covid-19 graças à aceleração da produção e às melhorias na distribuição.

16h17 - O presidente do PSD responsabilizou hoje o Governo por Portugal ser atualmente "o pior do mundo no combate à pandemia" e apelou a que deixe a sua "permanente preocupação com a propaganda política para os tempos de campanha eleitoral".

"Se Portugal tem sido o pior do mundo no combate à pandemia, é porque quem nos governa não tem estado plenamente à altura das responsabilidades que foi chamado a assumir", afirmou Rui Rio, no debate parlamentar sobre o pedido de autorização de renovação do estado de emergência.

16h16 - A variante do coronavírus que causa a Covid-19 encontrada pela primeira vez em Inglaterra vai adquirir mutações que poderão reduzir a eficácia das vacinas atuais, disse a líder do programa de vigilância genética do Reino Unido.

"É inevitável que o vírus continue a sofrer mutações porque é a natureza, é a evolução. O que é preocupante é que a (B)117, a variante que temos em circulação há semanas ou meses, está a começar a adquirir novas mutações, o que pode afetar a forma como abordamos o vírus em termos de imunidade e a eficácia das vacinas", disse Sharon Peacock.

16h14 - Cerca de 200 pessoas com mais de 80 anos começam na sexta-feira a ser vacinadas contra a Covid-19 no Pavilhão Multiusos de Viseu, no âmbito de uma experiência piloto que permitirá detetar possíveis falhas no agendamento.

16h11 - O diretor nacional da PSP, Magina da Silva, anunciou hoje que mais de 60 polícias pré-aposentados regressaram ao ativo em todo o país para ajudar na fiscalização das regras e cumprimento das restrições da pandemia de Covid-19.

15h27 - A chefe do programa de vigilância genética do Reino Unido, Sharon Peacock, afirmou esta quinta-feira que a estirpe britânica do SARS-CoV-2 "varreu o país" e "muito provavelmente, vai varrer o mundo", tornando-se na estirpe dominante.

15h25 - Decorre no Parlamento o debate sobre a renovação do Estado de Emergência. Pode acompanhá-lo aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Marcelo fala ao país às 20h; Queixa contra bastonária

Recomendados para si

;
Campo obrigatório