Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Há 252 reclusos infetados, 72 casos detetados em testagem no EP de Lisboa

Além dos 252 reclusos infetados numa população prisional de 11.239 pessoas, há ainda a registar 788 reclusos recuperados.

Há 252 reclusos infetados, 72 casos detetados em testagem no EP de Lisboa
Notícias ao Minuto

14:09 - 11/02/21 por Lusa

País Covid-19

Um total de 252 reclusos está infetado com covid-19, havendo ainda 82 casos ativos entre trabalhadores da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), informou hoje esta entidade tutelada pelo Ministério da Justiça.

Em nota informativa, a DGRSP adianta que, além dos 252 reclusos infetados numa população prisional de 11.239 pessoas, há ainda a registar 788 reclusos recuperados.

Quanto aos trabalhadores do quadro da DGRSP infetados (82), a Direção-geral observa, em contrapartida, haver um conjunto de 461 trabalhadores clinicamente recuperados.

Em relação aos jovens internados nos Centros Educativos, a DGRSP informa que já não existem casos ativos, após se terem verificado nove casos clinicamente recuperados.

Num plano mais detalhado sobre a situação da pandemia nas cadeias, a instituição revela que foram testados dois reclusos da Ala E do Estabelecimento Prisional (EP) de Lisboa, antes de mudarem de Ala e, uma vez que estes dois reclusos acusaram positivo realizaram-se na quarta-feira testes rápidos aos trabalhadores em serviço na Ala E e aos 215 reclusos aí afetos.

Os resultados finais desta testagem geral na Ala E do EP de Lisboa indicou haver 72 reclusos infetados por covid-19, estando estes reclusos agora "internados em espaço celular" daquela prisão, devidamente "separados e isolados da restante população prisional e sob acompanhamento permanente de profissionais de saúde, não obstante se encontrarem, genericamente, assintomáticos".

Por outro lado, na Ala E do EP de Lisboa, foram reforçadas as medidas sanitárias e de segurança que implicaram o fim das atividades comuns, incluindo visitas, e o incremento da monitorização da saúde dos reclusos, bem como a imposição de máscara cirúrgica aos reclusos em todos os momentos e espaços.

"Repetir-se-á, nos tempos definidos pelas normas da Direção-Geral de Saúde (DGS), nova testagem aos reclusos cujos resultados foram agora negativos", assegura a DGRSP.

A mesma direção-geral das cadeias reitera que, em articulação com a saúde publica, continuará "a desenvolver o trabalho de prevenção e de acompanhamento clínico que permita a resolução favorável" dos casos registados no universo prisional.

Em Portugal, morreram 14.718 pessoas dos 774.889 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Há 353 casos positivos nas prisões mas "situação está controlada"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório