Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal teve a pior vaga (à frente de Itália, Espanha, EUA e Brasil)

Portugal foi assolado pela vaga mais violenta da pandemia, em número de contágios e de mortes, ficando à frente de países como Itália, Espanha, Estados Unidos e Brasil.

Portugal teve a pior vaga (à frente de Itália, Espanha, EUA e Brasil)
Notícias ao Minuto

11:09 - 11/02/21 por Melissa Lopes

País Pandemia

Portugal ultrapassou a pior vaga da pandemia quando comparado com a situação de Espanha, Itália, Estados Unidos e Brasil. Mesmo recuando até ao início da pandemia, nenhum país sofreu uma vaga tão intensa quanto a de Portugal, quer em número de novos casos quer em número de mortes por milhão de habitantes.

As conclusões são do site Our World in Data, que compilou os dados dos diferentes países, comparando as situações epidemiológicas desde março até aos dias de hoje.

Analisando os gráficos é visível que a curva de Portugal sobe a pique em janeiro, tanto no número de infetados como de óbitos, ficando significativamente acima da dos restantes países em análise, que também viveram momentos de grande dificuldade. Quer no número de contágios quer no número de mortes, o país já se encontra numa fase descendente da pandemia.

Confira, abaixo, os gráficos:

Notícias ao Minuto

Contágios por milhão de habitantes
© Our World in Data

Notícias ao Minuto

Mortes por milhão de habitantes
© Our World in Data

A principal conclusão da reunião desta semana com os especialistas no Infarmed foi que as medidas restritivas estão a ter efeitos na redução da transmissibilidade do vírus, continuando, no entanto, a incidência a ser "extremamente elevada", pelo que o confinamento deverá prolongar-se até meados de março.

Segundo o jornal Público, o primeiro-ministro terá admitido mesmo a possibilidade de o confinamento se prolongar até depois da Páscoa, que se celebra este ano em 4 de abril.

Paralelamente, o Governo pretende alargar a testagem, seguindo a recomendação dos peritos, por forma a evitar um descontrolo da infeção.

O Governo reúne-se esta quinta-feira em Conselho de Ministros a partir das 9h00 e está previsto que apresente as medidas a adotar ao abrigo do novo Estado de Emergência durante a tarde, após a aprovação do decreto presidencial pelo Parlamento.

O período de estado de emergência atualmente em vigor termina às 23h59 do próximo domingo, 14 de fevereiro. Esta renovação terá efeitos no período entre 15 de fevereiro e 1 de março.

Leia Também: AO MINUTO: Nova Emergência a votos; Portugal teve a pior vaga de Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório