Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Às vezes há "tropeções", mas "não podemos perder de vista meta"

Marta Temido falava aos jornalistas no centro de saúde da Damaia, na Amadora, no dia em que arranca a vacinação dos bombeiros. Ministra assinalou que meta é ter, no final do verão, 70% da população vacinada contra a Covid-19.

Às vezes há "tropeções", mas "não podemos perder de vista meta"
Notícias ao Minuto

09:24 - 11/02/21 por Melissa Lopes

País Pandemia

A ministra da Saúde afirmou, na manhã desta quinta-feira, no Centro de Saúde da Damaia, no concelho da Amadora, que os passos dados na vacinação contra a Covid-19 "às vezes têm tropeções" que o Governo gostaria de evitar, mas que "não podemos perder de vista aquilo que é a meta a que devemos chegar: no final do verão ter 70% da nossa população vacinada" contra o vírus.

Marta Temido alertou que, mesmo depois da vacinação, "há aspetos que não podemos descurar", referindo-se à manutenção das regras de saúde pública.

"Mesmo após a vacinação, é importante que as pessoas tenham presente que não podem deixar de cumprir o distanciamento físico, o arejamento de espaços, a colocação da máscara e a higienização das mãos. A vacina ajuda à proteção, mas não é um escudo completo", reforçou, insistindo que temos de continuar a ter cuidado, até porque, como sabemos, "há novas variantes em circulação".

"Temos que preservar aquilo que é a cautela para recuperar aquilo que é a cautela para recuperar o mais depressa possível a nossa normalidade de vida à qual todos ansiamos", afirmou.

A ministra terminou a intervenção salientando que "só foi possível chegar até aqui" com trabalho conjunto.

"Temos conseguido trabalhar em conjunto com outros setores e áreas governamentais", disse, deixando uma "palavra especial" ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que também marcou presença no arranque da vacinação dos bombeiros no centro de saúde da Damaia.

"Temos partilhado muitas dificuldades ao longo destes meses" e "tem sido possível contar de uma forma sempre solidária em todas as dificuldades" com o MAI, enalteceu.

Marta Temido dirigiu ainda uma "palavra" a todas as estruturas regionais que têm acompanhado o processo.

Sublinhando a capacidade de nos focarmos no essencial, a governante realçou que o início da vacinação dos bombeiros "é um exemplo de um momento positivo. "Um bom momento, que também os há, é importante que as pessoas nunca se esqueçam disso quando são confrontadas com coisas que correm menos bem, por vezes".

Cerca de 15 mil bombeiros voluntários, sapadores e municipais começam hoje a ser vacinados contra a Covid-19, num processo que se vai prolongar durante as próximas duas semanas.

Os locais de vacinação, em vários concelhos de cada um dos 18 distritos do continente, foram estabelecidos de acordo com a distribuição geográfica dos 15 mil bombeiros.

De acordo com o MAI, Lisboa e Porto são os distritos com mais bombeiros que vão ser vacinados contra a covid-19, 2.181 e 1.916 respetivamente, seguido de Viseu (1.025), Aveiro (958), Coimbra (945), Leiria (945), Braga (910), Santarém (842), Setúbal (829) e Vila Real (687).

No distrito da Guarda vão ser vacinados 644 bombeiros, em Faro 617, em Castelo Branco 500, em Bragança 477, em Portalegre 388, em Viana do Castelo 347, em Beja 358 e em Évora 326.

O MAI refere ainda que a vacinação dos bombeiros marca o início da nova fase do programa nacional de vacinação.

O início do programa de vacinação dos bombeiros arrancou no Centro de Saúde da Damaia, no concelho da Amadora, e contou com a presença dos ministros da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e da Saúde, Marta Temido, da secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e do secretário de Estado Coordenador para o combate à pandemia na Região de Lisboa e Vale do Tejo, Duarte Cordeiro.

Em Portugal, morreram 14.718 pessoas dos 774.889 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Leia Também: AO MINUTO: Nova Emergência a votos; Bombeiros começam a ser vacinados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório