Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

"Caos instalado" no controlo da situação pandémica em Castro Marim

Município vai avançar no próximo fim de semana com um processo gratuito de testagem à Covid-19, estimando abranger numa primeira fase 4 mil pessoas.

"Caos instalado" no controlo da situação pandémica em Castro Marim
Notícias ao Minuto

10:19 - 11/02/21 por Notícias ao Minuto

País Pandemia

O município algarvio de Castro Marim anunciou esta semana que vai testar toda a população, numa altura em que o concelho enfrenta um "grande incremento" da doença.

Num desabafo partilhado nas redes sociais, o autarca, Francisco Amaral, relata o "caos instalado no controlo da situação pandémica" e aquilo que descreve como "um filme de terror", dando o exemplo da morte de "uma jovem mãe de Castro Marim" vítima da Covid-19.

O município, além de arrancar com a operação de testagem da população inteira, vai realizar inquéritos epidemiológicos, para saber exatamente o que se está a passar e confinar os contactos das pessoas infetadas, o que não tem estado a acontecer.

Francisco Amaral refere que, na sexta-feira, dia 5 de fevereiro, em Castro Marim tinha 191 casos ativos de Covid-19 e que apenas 64 contactos isolados (aproximadamente um terço dos infetados), sendo que "o normal e correto" seria que houvesse três ou quatro vezes mais contactos isolados do que contagiados.

O autarca, que é médico voluntário no hospital de Faro, lamenta que os serviços de saúde regionais tenham recusado o apoio do município de Castro Marim (tal como o de Vila Real) para a realização desses inquéritos epidemiológicos.

O presidente de câmara relata ainda uma "azáfama" que nunca tinha visto antes no Hospital de Faro.

"Ao mesmo tempo que se fazem exames e se fintam as macas nos corredores, recebo a triste notícia, por um colega, do falecimento de uma jovem mãe de Castro Marim. Mais uma facada no peito. (...) Resumindo, viemos embora, compreendendo a situação caótica e desumana que ali se vive, reconhecendo e agradecendo o esforço, também desumano, de todos os que ali trabalham", desabafou.

"Chegámos a Castro Marim e fomos trabalhar para rastrear toda a população, já que o caos também está instalado no controlo da situação pandémica e há que identificar os casos positivos e cortar as cadeias de transmissão deste maldito vírus", rematou o autarca.

Fonte da autarquia revelou que a deteção será efetuada através de testes rápidos antigénio, estimando testar "4.000 pessoas nesta primeira fase", numa ação poderá estender-se "por mais fins de semana" e terá um custo de 20 mil euros.

Numa segunda fase, a autarquia do distrito de Faro pretende "levar a testagem às povoações mais isoladas", utilizando para o efeito a Unidade Móvel de Saúde, acrescentou.

O apelo da autarquia é para que a que a população se inscreva para esta primeira ação, que acontecerá nos dias 13 e 14 de fevereiro junto ao Pavilhão Municipal em Castro Marim, entre as 9h00 e as 13h00 e entre as 15h00 e as 18h00.

Para aumentar a capacidade de testagem, o local inclui "acessos para testar a pé e de carro", pode ler-se no comunicado.

A autarquia realçou que desta ação estão excluídas "as crianças até aos 10 anos, pela dificuldade da colheita da amostra, e as pessoas vacinadas ou que já passaram a doença, dado que estão imunes".

A marcação prévia "é obrigatória" e deverá ser realizada através do endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-castromarim.pt ou dos contactos 281 510 747 ou 281 510 778 (9h00 às 17h00) e 961 743 222 (9h00 às 20h00).

O concelho de Castro Marim tem uma incidência cumulativa a 14 dias de 2.517 casos confirmados de Covid-19 por cada 100 mil habitantes, segundo dados hoje revelados pela Direção-Geral da Saúde, contabilizados entre 20 de janeiro e o dia 2 de fevereiro.

Vila Real de Santo António, concelho vizinho de Castro Marim, registava esta quarta-feira 205 casos ativos de Covid-19, num total acumulado, desde o início da pandemia, de 1.137. Morreram neste município vítimas da doença 17 pessoas.

Leia Também: AO MINUTO: Nova Emergência a votos; Bombeiros começam a ser vacinados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório