Universidade da Madeira estuda surto de dengue na região em 2012

A Universidade da Madeira (UMa) está a desenvolver um estudo sobre o surto de dengue ocorrido na região entre 2012 e 2013, com o objetivo de "melhorar a compreensão" dos organismos de infeção, anunciou hoje a instituição.

Notícia

© Getty Images

Lusa
10/02/2021 18:01 ‧ 10/02/2021 por Lusa

País

Dengue

O projeto, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), decorre em colaboração com o Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) e agrega especialistas de áreas como Imunologia, Bioquímica, Genética, Medicina Interna, Infecciologia e Analises Clínicas.

"Objetivo principal é melhorar a compreensão dos mecanismos da infeção por dengue, em particular aqueles que conferem proteção contra a infeção clínica e os que são responsáveis pelo seu grau de severidade", refere a Universidade da Madeira, em comunicado de imprensa.

A instituição adianta que pretende comparar fatores imunológicos, bioquímicos e genéticos em indivíduos assintomáticos e sintomáticos, indicando que entre 50% a 98% das pessoas não apresenta qualquer sintoma aquando do primeiro contacto com o vírus da dengue, mas desenvolve anticorpos contra a infeção.

"Estas infeções assintomáticas são importantes para entender a dimensão real das epidemias de dengue numa população, assim como o risco de desenvolvimento de dengue severa, a que ambos, sintomáticos e assintomáticos, estão sujeitos no caso de uma infeção posterior", esclarece.

A Universidade da Madeira considera "fundamental" a participação das pessoas que foram diagnosticadas com dengue pelos serviços de saúde da região em 2012-2013, bem como daquelas que, embora não tivessem desenvolvido sintomas, habitavam ou trabalhavam nas áreas onde ocorreu uma transmissão muito elevada do vírus.

"A participação neste estudo é voluntária e de extrema importância, pois só com a participação de todos será possível conhecer melhor este tipo de infeção", sublinha.

De acordo com dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), a Região Autónoma da Madeira registou 1.080 casos confirmados de infeção por dengue entre setembro de 2012 e março de 2013, a maioria no concelho do Funchal, o que não ocorria em países da União Europeia desde 1920.

O surto não provocou mortes, nem foram reportadas formas severas da infeção.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas