Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Covid-19: Sintra cria cinco polos para vacinar 15 mil pessoas

A Câmara de Sintra (CMS) anunciou hoje a criação de cinco polos de vacinação contra a covid-19 com capacidade para vacinar cerca de 15 mil utentes.

Covid-19: Sintra cria cinco polos para vacinar 15 mil pessoas
Notícias ao Minuto

16:45 - 06/02/21 por Lusa

País Covid-19

Os cinco polos de vacinação estão instalados no complexo desportivo Municipal de Fitares, no Mercado de Agualva, na Junta de Freguesia de Casal de Cambra, no Centro de Saúde da Terrugem e no Regimento de Artilharia Anti-Aérea, nº1 (RAAA1), em Queluz.

O processo de vacinação de idosos com 80 ou mais anos e de pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas residentes no concelho sintrense arranca na próxima segunda feira e Basílio Horta, presidente da CMS, adiantou que "só nos centros de saúde a vacinação era impossível, daí instalar cinco polos de vacinação, numa lógica de descentralização e de proximidade".

O polo do complexo desportivo Municipal de Fitares, localizado na freguesia de Rio de Mouro, terá capacidade para vacinar 3.500 pessoas, o mesmo número previsto para os polos do Mercado de Agualva, do Centro de Saúde da Terrugem e do RAAA1. Já na Junta de Freguesia de Casal de Cambra está prevista a vacinação de mil pessoas.

"Para esta fase está prevista a vacinação no concelho de cerca de 15 mil pessoas, arrancando a campanha na segunda-feira e prologando-se até abril", frisou o autarca.

Esta é uma nova etapa da fase 1 do plano nacional de vacinação contra a covid-19, que se iniciou em 27 de dezembro e que foi recentemente atualizado, passando a incluir a vacinação simultânea das pessoas com 80 ou mais anos de idade. O objetivo é vacinar 80 por cento das pessoas com mais de 80 anos, até março.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 foi planeada de acordo com a disponibilidade das vacinas contratadas para Portugal, que estão a ser administradas faseadamente a grupos prioritários, até que toda a população elegível esteja vacinada.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.299.637 mortos resultantes de mais de 105 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 13.954 pessoas dos 761.906 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório