Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Dicionário Priberam. Estas foram as palavras mais pesquisadas em janeiro

Sabia? "O novo confinamento fez disparar as buscas por 'postigo', 'colapso' ou 'profilático'"

Dicionário Priberam. Estas foram as palavras mais pesquisadas em janeiro
Notícias ao Minuto

16:26 - 04/02/21 por Notícias ao Minuto

País Dicionário Priberam

Quais as palavras que mais interesse despertaram neste início de ano? Curioso? Então fique a saber que o Priberam divulgou, esta quinta-feira, as palavras mais pesquisadas no mês de janeiro no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Os resultados, é afirmado numa nota enviada às redações, "dão-nos algumas pistas interessantes, com o frio e a pandemia a continuarem a dominar a atualidade".

No total, mais de cinco milhões de pessoas consultaram o Dicionário, sendo que foram realizadas mais de 23 milhões de pesquisas durante o mês.

E o que foi procurado? "O novo confinamento fez disparar as buscas por 'postigo', 'colapso' ou 'profilático' e a campanha para as eleições presidenciais esteve na origem de buscas por 'demagogia' ou 'misógino'".

A Priberam avança ainda que no top 10 das palavras mais procuradas em Portugal no mês passado encontramos também 'sororidade', 'acessar', 'procrastinar', 'despautério' e 'profícuo'.

Nos restantes países de língua oficial portuguesa, a lista das palavras mais pesquisadas em janeiro no Priberam é encabeçada por 'arrelia' (Angola), 'sadomasoquismo' (Brasil), 'conducente' (Cabo Verde), 'sobrolho' (Guiné-Bissau), 'embarcar' (Moçambique), 'necrófagas' (São Tomé e Príncipe) e 'serologia' (Timor-Leste).

Leia Também: Palavras mais pesquisadas no Priberam ilustram ano marcado pela Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório