Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Dia Mundial. "Cancro é a segunda maior causa de morte em todo o mundo"

"Pelo menos um em cada três cancros podem ser evitados". Informe-se e saiba como se prevenir.

Dia Mundial. "Cancro é a segunda maior causa de morte em todo o mundo"
Notícias ao Minuto

10:38 - 04/02/21 por Notícias ao Minuto

País Cancro

Esta quinta-feira, 3 de fevereiro, assinala-se o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro e, nas redes sociais, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Serviço Nacional de Saúde (SNS) não deixaram passar a importante data em claro.

Lembrando que o "cancro é a segunda maior causa de morte em todo o mundo", é também sublinhado, na mesma publicação, que "pelo menos um em cada três cancros podem ser evitados".

Neste dia, "saiba como reconhecer os sinais de alerta e previna-se", é ainda recomendado.

Mas também a Guarda Nacional Republicana (GNR) se juntou a este marco, assinalando, no Facebook, que os militares não são indiferentes "à luta contra todos os tipos de cancro".

A GNR recordou o evento solidário 'GuardaConVida', que decorreu no Campo Pequeno no dia 8 de fevereiro de 2020, e que permitiu angariar 45.607,52€, "montante já recebido pelo IPO, tendo a receita sido aplicada na aquisição de um novo ecógrafo para realização de exames endocavitários, fundamental para o diagnóstico e estadiamento dos cancros da próstata e do reto".

O cancro de mama ultrapassou o do pulmão como o mais diagnosticado no mundo, segundo dados da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancro, e as estimativas indicam que os novos casos de cancro serão 50% superiores em 2040.

Os dados foram relevados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que alerta para o facto de, nas últimas décadas, o número total de pessoas diagnosticadas com cancro quase ter duplicado, passando de cerca de 10 milhões em 2000 para 19,3 milhões em 2020.

Hoje, uma em cada cinco pessoas no mundo desenvolverá cancro durante a vida, refere a OMS, que reconhece que a pandemia de Covid-19 exacerbou os problemas no diagnóstico em estado avançado e a falta de acesso ao tratamento.

Leia Também: O cancro da mama é curável, se tratado atempadamente. Médico explica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório