Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Eventual rutura do cordão dunar é "a maior preocupação" das autoridades

A eventual rutura do cordão dunar e o risco de inundações nos parques de campismo da Costa da Caparica constituem, esta tarde, "a maior preocupação da autoridade marítima", disse o comandante adjunto do porto de Lisboa, Cruz Gomes.

Eventual rutura do cordão dunar é "a maior preocupação" das autoridades
Notícias ao Minuto

17:24 - 02/02/14 por Lusa

País Costa da Caparica

"Esta próxima meia hora, até às 17:30, em que ocorre a preia-mar, é a nossa maior preocupação. O cordão dunar está praticamente a quebrar junto ao restaurante o Búzio, mas a zona está interditada e as pessoas estão a respeitar essa interdição", disse Cruz Gomes à agência Lusa.

O cordão dunar "aguentou o estado do mar esta noite. Se aguentar também esta tarde não vai haver problema e, provavelmente, depois consegue-se recuperar", acrescentou.

De acordo com este responsável da autoridade marítima de Lisboa, a eventual quebra do cordão dunar poderá dar origem a inundações nos parques de campismo do Inatel, da GNR e Clube de Campismo de Lisboa.

Cruz Gomes salientou, no entanto, que a Proteção Civil tem meios no local para tentar minimizar as consequências provocadas pelo estado do mar, que, durante a última madrugada, galgou o paredão junto à zona urbana da Costa da Caparica.

A Capitania do porto de Lisboa interditou o acesso do público à zona compreendida entre a praia do Tarquino e a muralha a norte, junto ao parque de campismo da INATEL, situação que se deverá manter pelo menos até segunda-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório