Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Foi há 533 anos que Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança

Marinha Portuguesa recorda, nas redes sociais, a importante data. Navegador "largou de Lisboa em agosto de 1487 com o grande objetivo de alcançar a passagem que permitisse aos futuros navios portugueses passar do Oceano Atlântico para o Oceano Índico". 

Foi há 533 anos que Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança
Notícias ao Minuto

10:58 - 03/02/21 por Notícias ao Minuto

País Efeméride

Faz esta quarta-feira, dia 3 de fevereiro, exatamente 533 anos da data em que Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança. A efeméride é hoje recordada nas redes sociais da Marinha Portuguesa.

Além de lembrar o feito histórico do navegador, o ramo das Forças Armadas também revela mais sobre o mesmo, dando mais informações sobre uma das figuras mais proeminentes da nossa história. Explica então que "Bartolomeu Dias foi nomeado capitão-mor de uma armada composta por duas caravelas e uma naveta de mantimentos".

O navegador "largou de Lisboa em agosto de 1487 com o grande objetivo de alcançar a passagem que permitisse aos futuros navios portugueses passar do Oceano Atlântico para o Oceano Índico".

E conseguiu: "Navegando sempre para Sul, ao longo do litoral ocidental do continente africano, acabaria por chegar, em fevereiro de 1488, ao tão desejado Cabo das Tormentas, assim por ele apelidado. Ao desembarcar em Mossel Bay, na África do Sul, após dobrar este Cabo, tornou-se no primeiro europeu a conseguir tal proeza", lembra a Marinha Portuguesa.

Já esta viagem, acrescenta-se, "permitiu a criação de uma passagem que faria a tão desejada ligação entre o Oceano Atlântico e o Oceano Índico, o que fez com que, mais tarde, fosse possível a descoberta do caminho marítimo para a Índia".

O feito levou, como sabemos, a que, na "viagem de regresso de Bartolomeu Dias e após o sucesso desta expedição, D. João II apelidasse o anterior 'Cabo das Tormentas' de 'Cabo da Boa Esperança'".

Leia Também: Portugal oferece equipamentos militares e 10 mil máscaras a Cabo Verde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório