Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Esta fase será muito mais exigente do que as que tivemos até agora"

O primeiro-ministro acompanhou esta manhã o arranque da nova fase de vacinação no país.

"Esta fase será muito mais exigente do que as que tivemos até agora"
Notícias ao Minuto

10:26 - 03/02/21 por Mafalda Tello Silva

País Covid-19

No primeiro dia de administração da vacina contra a Covid-19 em centros de saúde às pessoas com mais de 80 anos e mais de 50 anos e patologias associadas, António Costa alertou, esta quarta-feira, que esta fase do processo de vacinação será mais complexa.

"Esta fase será muito mais exigente do que as que tivemos até agora, vai abranger um universo de cerca de 900 mil pessoas", sublinhou o primeiro-ministro, após ter visitado, juntamente com a ministra da Saúde, a Unidade de Saúde de Alvalade, em Lisboa.

Em declarações aos jornalistas, o primeiro-ministro lembrou que, até hoje, mais de 400 mil pessoas já receberam a primeira toma da vacina contra o novo vírus no país, entre profissionais de saúde prioritários e utentes e funcionários de lares, e que agora "vamos dar um grande salto" no processo de vacinação.

"Vamos ter aqui dois meses de trabalho muito exigente", reiterou o chefe do Governo, acrescentando ainda que este momento será também "fundamental" para preparar a fase seguinte, que será alargada à vacinação da população em geral.

"E aí vai ser um exercício muito mais complexo, que será limitado pela quantidade de vacinas disponíveis", admitiu.

Ainda assim, António Costa aproveitou o momento para garantir que "há um esforço muito grande por parte da Comissão Europeia para que a indústria cumpra os contratos e que aumente a produção [de vacinas] para que possamos acelerar este processo de vacinação".

Este esforço, defendeu ainda o primeiro-ministro, "é fundamental" porque a vacina contra a Covid-19 "é a única forma de erradicarmos esta pandemia".

"Não vale a pena termos um excesso de ansiedade"

Ainda sobre o processo de vacinação, o chefe do Governo saudou o "entusiasmo" que os portugueses têm demonstrado em relação à vacinação. Contudo, António Costa pediu à população que aguardasse o contacto das autoridades de saúde para a marcação da administração da vacina.

"Não vale a pena termos um excesso de ansiedade e corrermos para as unidades locais de Saúde a pedir a vacina. Cada um será contactado, no momento próprio, para poder receber a vacina. É fundamental que respeitemos os critérios que as autoridades técnicas e de saúde definem como as prioridades de saúde", apelou ainda.

Por fim, o primeiro-ministro desejou "a todos os que vão ser vacinados as maiores felicidades" e agradeceu a todos os profissionais pelo esforço acrescido que o processo de vacinação vai exigir.

António Costa e ministra da Saúde, Marta Temido, visitaram a Unidade de Saúde de Alvalade, sendo que acompanham o processo de vacinação contra a Covid-19 nas Unidades de Saúde Familiares (USF) Alvalade e Parque naquele que é primeiro dia de administração da vacina em centros de saúde às pessoas com mais de 80 anos e mais de 50 anos e patologias associadas, integrados na primeira fase do Plano de Vacinação contra a Covid-19.

Leia Também: "Processo vai, por muito que o queiramos acelerar, demorar tempo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório