Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Depois da vacinação, não precisarei de usar máscara. Verdadeiro ou falso?

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem respondido nas redes sociais a algumas questões relacionadas com a vacinação contra a Covid-19. Informe-se.

Depois da vacinação, não precisarei de usar máscara. Verdadeiro ou falso?
Notícias ao Minuto

08:50 - 01/02/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem vindo a colocar diversas publicações nas redes sociais onde tira algumas dúvidas pertinentes que ainda pairam na mente dos portugueses sobre a vacinação contra a Covid-19. Usando o método 'Verdadeiro ou Falso', o SNS ajuda-nos a responder às questões mais prementes.

Depois da vacinação, não precisarei de usar máscara. Verdadeiro ou falso? Esta afirmação é falsa e o SNS justifica: "A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as pessoas vacinadas devem continuar a manter as medidas de segurança adotadas até ao momento, como o distanciamento social, o uso de máscara e a lavagem frequente das mãos".

Outra das dúvidas apontadas prende-se com a vacinação de profissionais que trabalham no setor privado. Estes profissionais não vão ser vacinados? Trata-se de uma afirmação falsa. "Os profissionais de saúde do setor privado iniciaram o processo de vacinação no dia 15 de janeiro. Confirme sempre a informação nas fontes oficiais", é aconselhado.

E a vacina? É segura e eficaz? Verdadeiro. E o SNS esclarece: "A vacina contra a Covid-19 é segura. Foi garantida a sua eficácia, segurança e qualidade, através de ensaios clínicos e de uma avaliação rigorosa pela Agência Europeia de Medicamentos".

Agora, uma quarta questão. "O acesso à vacina é gratuito e universal?" Verdadeiro. Esta "destina-se a qualquer pessoa residente em Portugal" e "é gratuita para a pessoa vacinada".

Por fim... "As vacinas foram feitas em tempo recorde porque saltaram etapas?" Falso. O SNS faz questão de salientar que "o desenvolvimento das vacinas contra a Covid-19 foi cumprido em tempo recorde, aplicando todos os conhecimentos atuais sobre o desenvolvimento de vacinas". E garante: "Nenhuma fase foi eliminada ou reduzida".

Leia Também: AO MINUTO: Arranca nova fase de vacinação; Janeiro, o mês com mais mortes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório