Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Isolamento com saúde psicológica? Há dez sugestões que deve seguir

Ordem dos Psicólogos Portugueses e Direção-Geral da Saúde fizeram uma parceria para lhe dar dez conselhos para esta fase mais difícil a nível emocional.

Isolamento com saúde psicológica? Há dez sugestões que deve seguir
Notícias ao Minuto

07:40 - 01/02/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Numa altura em que vivemos um segundo confinamento, a nossa saúde mental precisa - mais do que nunca - de ser cuidada. Tendo este princípio em conta, a Ordem dos Psicólogos Portugueses em parceria com a Direção-Geral da Saúde (DGS) elaboraram um top de 10 sugestões para levar em conta para conseguir um "Isolamento com Saúde Psicológica".

Ponto 1: "Lembre-se que, nesta situação, é natural sentir angústia, tristeza, medo, incerteza, frustração, cansaço e desgaste". O que leva ao segundo conselho: "Esteja atento e aceite as suas emoções, sentimentos e pensamentos. O nosso humor e motivação podem flutuar - uns dias serão melhores do que outros".

Em seguida, a Ordem do Psicólogos e a DGS apelam a que "acredite na sua capacidade para lidar com este desafio". Ou seja, "use ou adapte estratégias que já utilizou para lidar com situações difíceis na sua vida. Saiba mais sobre a sua resiliência".

Já a sugestão quatro leva-nos a refletir no presente. "Viva um dia de cada vez". Para as Autoridades, deve concentrar-se "no aqui e agora e naquilo que pode controlar", como por exemplo, "realizar atividades diversificadas que sejam tranquilizadoras e lhe dêem prazer".

E não se esqueça: "Reforce as suas relações: é tempo de reduzir a proximidade física, mas aumentar a nossa conexão social e relacional com os outros". Expresse os seus afetos, "mesmo à distância".

A sugestão 6 vai no sentido de "partilhar o que sente". A Ordem dos Psicólogos e a DGS destacam que "falar com familiares e amigos sobre como nos sentimos e como estamos a experienciar a situação pode ajudar a sentirmo-nos melhor". E até há uma hashtag: #FalarAjuda

Passamos para o ponto 7, que tem enorme importância: "Reforce os seus comportamentos pró-saúde e pró-sociais". "Do nosso comportamento, empatia e solidariedade depende não só a nossa saúde e a saúde das pessoas de quem gostamos, mas a saúde e o bem-estar de todos", começam por apontar, acrescentando que devemos "manter o contacto com familiares e amigos que possam estar em situações de maior vulnerabilidade".

Quanto a si, "estabeleça expectativas e objetivos realistas para este período". "Respeite o seu ritmo e as suas necessidades, dia-a-dia". E não se esqueça: "Seja flexível e aceite que fará o melhor que puder com as circunstâncias que tem".

A penúltima sugestão diz para reduzir "a consulta de informação sobre a pandemia para apenas uma a duas vezes por dia e em fontes de informação credíveis e atualizadas". Se for possível, "estabeleça períodos sem telefone, televisão ou outros ecrãs".

Por fim, a sugestão 10 vai ao encontro da nossa alimentação e ritmos neste período mais complicado: "Escolha alimentos saudáveis, mantenha atividade física e bons hábitos de sono". E não se esqueça! "Um estilo de vida saudável melhora o nosso humor e a nossa saúde".

Se se sentir sobrecarregado, deve pedir ajuda. Faça-o através da Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS24 (808 24 24 24).

Leia Também: Hospital Garcia de Orta passa a ter área de pré-triagem de ambulâncias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório