Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Sapadores florestais de Vinhais com salários e subsídios em atraso

A equipa de dez sapadores florestais da Associação Arbórea de Vinhais, no distrito de Bragança, tem salários e subsídios em atraso, como confirmou hoje a entidade empregadora depois de a questão ser levantada pelo Bloco de Esquerda (BE).

Sapadores florestais de Vinhais com salários e subsídios em atraso
Notícias ao Minuto

19:42 - 29/01/21 por Lusa

País Bombeiros

A distrital de Bragança do partido reuniu-se hoje, por videoconferência, com o Sindicato Nacional da Proteção Civil (SNPC) para se inteirar da situação e para que esta "atuação política sirva para que as entidades sejam chamadas à razão e para que estes casos não se repitam", como disse à Lusa Jóni Ledo, coordenador distrital do BR.

O dirigente sindical, Alexandre Carvalho, concretizou à Lusa que os 10 sapadores florestais da Arbórea- Associação Agroflorestal e Ambiental da Terra Fria Transmontana têm "dois meses de salários em atraso e ainda não receberam os subsídios de Natal e de férias".

Segundo disse, a situação é recorrente e foi denunciada pelos sapadores junto do sindicato que alega ter tentado resolver a situação junto da Arbórea sem sucesso, pelo que pediu a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho.

Os sapadores assinaram, entretanto, um acordo com a associação, segundo o qual vão receber as remunerações em atraso por tranches ao longo de 18 meses.

O sindicato lembra que estas associações são financiadas para terem as equipas de sapadores florestais pelos municípios, pelos associados, por trabalhos que fazem na limpeza da floresta e pelo Fundo Permanente Florestal do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

O ICNF, segundo ainda o dirigente sindical, disponibiliza também as viaturas e equipamentos para as equipas de sapadores florestais.

O presidente da Arbórea, Abel Pereira, confirmou à Lusa a existência de salários em atraso, sem quantificar, indicando apenas que a "situação está prestes a ser resolvido" através do acordo de pagamento faseado.

Abel Pereira justificou o atraso no pagamento com "uma situação mais apertada" devido à pandemia, nomeadamente os primeiros meses de confinamento, em que não houve trabalho para a equipa, que esteve parada durante os meses de março e abril.

Nos meses seguintes, acrescentou, iniciou-se o período de vigilância dos incêndios florestais em que "já não há capacidade para angariar trabalho".

"Isto resultou em falta de alguma liquidez", afirmou o presidente da Arbórea, que confirmou também que estas equipas "são financiadas a 50%" com dinheiros públicos.

Tanto o coordenador distrital do BE como o dirigente do sindicado prometeram ficar "atentos" ao cumprimento do acordo de pagamento aos sapadores florestais e intervir quando necessário.

Leia Também: Incêndio em prédio urbano em Viseu deixa família desalojada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório