Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

À beira do colapso. Eis as filas (de horas) no Hospital de Santa Maria

São ambulâncias e doentes à espera durante horas para chegar a vez de serem atendidos. Filas no maior hospital de Lisboa chegaram a demorar meio dia.

Notícias ao Minuto

14:45 - 28/01/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Foi mais uma noite complicada no Hospital de Santa Maria, a maior unidade hospitalar da região de Lisboa e do país, com dezenas de ambulâncias e doentes a aguardarem pela chegada da sua vez para serem atendidos. As filas chegaram a demorar 12 horas, ou seja, meio dia.

Na última madrugada, chegaram a estar mais de 30 ambulâncias em espera, sendo que, pelas 7h40 da manhã, ainda havia 12 veículos que permaneciam a aguardar, noticiou a SIC Notícias.

Ao final da noite de ontem, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte apelou à população para apenas recorrer de ambulância ao serviço de urgência dedicado ao SARS-CoV-2 do Santa Maria "em situações justificadas".

Em comunicado, o centro hospitalar deu conta de que este serviço de urgência do Hospital de Santa Maria "tem registado picos de afluência", que "quase metade dos utentes são transportadores de ambulância, mas destes só 15% apresentam situações que justificam o recurso a uma urgência hospitalar".

Os restantes 85% "são triados com prioridade verde ou azul, representando uma sobrecarga evitável".

Mas as filas de hoje não foram caso único. Na galeria acima, pode ver as imagens que mostram as (longas) esperas que têm ocorrido na entrada para o Hospital de Santa Maria.

Leia Também: Utentes só devem recorrer ao Sta Maria de ambulância se for "justificado"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório