Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Marcelo fala hoje ao país sobre o novo Estado de Emergência

O Presidente da República vai falar aos portugueses às 20h.

Marcelo fala hoje ao país sobre o novo Estado de Emergência
Notícias ao Minuto

13:18 - 28/01/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Covid-19

O Presidente da República vai falar, esta quinta-feira, às 20h, aos portugueses, sobre o novo Estado de Emergência, que deverá ser aprovado esta tarde e durará mais 15 dias, avança a RTP.

De acordo com o canal público de televisão, Marcelo Rebelo de Sousa deve ainda fazer um balanço das medidas de restrição que têm sido aplicadas nos últimos dias.

A Assembleia da República vai debater e votar hoje o projeto de decreto presidencial que prolonga o estado de emergência até 14 de fevereiro e que permite a proibição ou limitação de aulas presenciais, restrições à circulação internacional e a mobilização de profissionais de saúde reformados, reservistas ou formados no estrangeiro.

Este é o décimo diploma do estado de emergência que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, submete ao parlamento no atual contexto de pandemia de covid-19.

O diploma enviado na quarta-feira para o parlamento tem aprovação assegurada com, pelo menos, o voto favorável de PS e PSD.

De acordo com a Constituição, cabe ao chefe de Estado decretar o estado de emergência, mas para isso tem de ouvir o Governo e de ter autorização da Assembleia da República.

O atual período de estado de emergência termina às 23:59 do próximo sábado, 30 de janeiro, e foi aprovado no parlamento com votos favoráveis de PS, PSD, CDS-PP e PAN, uma maioria alargada face às votações anteriores.

O BE voltou a abster-se e PCP, PEV, Chega e Iniciativa Liberal mantiveram o voto contra este quadro legal, que permite a suspensão do exercício de alguns direitos, liberdades e garantias e só pode vigorar por quinze dias, sem prejuízo de eventuais renovações.

Em Portugal, já morreram mais de 11 mil doentes com covid-19 e foram contabilizados até agora mais de 668 mil casos de infeção com o novo coronavírus, de acordo com a Direção Geral da Saúde (DGS).

Na quarta-feira registou-se um novo máximo de 293 mortes em 24 horas.

Leia Também: AO MINUTO: Marcelo fala sobre renovação do Estado de Emergência às 20h

Recomendados para si

;
Campo obrigatório